IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo

CARANDIRU – Avaliação e Perspectivas do Potencial de Ocupação

Natália Maria Gaspar 1
Sheila Walbe Ornstein 2
(1. Graduanda FAUUSP; 2. Titular FAUUSP)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa teve por objetivo verificar a possibilidade de implantação de uma escola, com um programa funcional que atendesse as necessidades de educação de primeira série de Ensino Fundamental até a terceira série de Ensino Médio, na gleba que compreendia o antigo Complexo Penitenciário e Casa de Detenção do Estado de São Paulo, localizado no bairro de Santana da cidade de São Paulo, sendo hoje, em parte, o Parque da Juventude. Por outro lado, pretende-se utilizar os resultados desta pesquisa para o projeto desta implantação, tema do Trabalho Final de Graduação.

Considerando-se a vocação do uso misto do bairro de Santana, este trabalho amplia o uso de instrumentos de avaliação ambiental para atividades educacionais e de lazer (Carandiru), os quais são complementares àquelas de habitação e de trabalho.
METODOLOGIA:

A aplicação dos métodos e das técnicas de Avaliação Pós-Ocupação (APO) foi direcionada para a compreensão dos critérios de desempenho dos ambientes e para a adaptação ao uso, uma vez que se propõe a reabilitação de edifícios para função diferente para a qual foram projetados.

Por meio dos métodos e técnicas de APO resgatou-se a memória de produção dos edifícios existentes no Parque da Juventude pelo levantamento dos desenhos originais dos edifícios e por visitas e aplicação de walkthrough para aferição das instalações construídas. Foi possível compreender os edifícios analisados a partir da leitura do programa de recomendações da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (FDE).

Foram aplicadas entrevistas junto aos usuários do Parque da Juventude (crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos) visando conhecer o perfil dos usuários e suas expectativas em relação ao Parque da Juventude, ao ambiente escolar e às atividades afins. As entrevistas aplicadas junto às crianças e aos pré-adolescentes incluíram Mapa Cognitivo: desenhos suas preferências.

Atividades de reconhecimento da vizinhança da gleba por walkthrough na região e entrevistas junto a funcionários e proprietários de estabelecimentos: comércio, serviço e indústria.

Foram aplicadas entrevistas com os vencedores do Concurso Nacional de Plano Diretor para Reurbanização da Área do Carandiru; foram aplicadas entrevistas com urbanistas sobre a área em questão.

Todas as entrevistas foram pré-testadas e registradas em mini-K7.
RESULTADOS:

Atualização das plantas dos edifícios a serem utilizadas no TFG.

Obtenção de informações sobre os reparos e os restauros necessários à adaptação do programa escolar em um edifício já construído.

Foi possível compreender o perfil de parte dos usuários do Parque da Juventude e suas expectativas em relação a este, bem como reconhecer a vocação da área de vizinhança próxima ao parque e os usos e a ocupação que a população dá a área onde reside.

Verificou-se ainda a potencial valorização daquela área a médio e longo prazos tendo-se em vista os novos equipamentos urbanos que a comporão; a valorização, em termos de qualidade de vida, não será somente dos espaços e ambientes, mas também para seus usuários, em sua maioria, crianças, adolescentes e jovens adultos ocupados em atividades de aprendizagem.

Determinação de reparos e restauros a serem executados nos edifícios, visando o desempenho destes em concordância com os requisitos do usuário (ISO 6241), como aqueles de estabilidade, de segurança contra o fogo, de segurança em uso, de conforto ambiental, entre outros.

Determinação das adaptações a serem providenciadas nos edifícios, visando o desempenho das atividades escolares, a partir da leitura do programa de recomendações do FDE para as instalações físicas escolares.

Elaboração de programa de necessidades baseado nas expectativas dos futuros usuários (entrevistas) em relação ao ambiente escolar e as atividades afins, a ser desenvolvido em etapa seguinte, durante o TFG.
CONCLUSÕES:

Tendo em vista o TFG, que abordará o tema da reciclagem dos edifícios remanescentes do antigo Complexo Penitenciário e Casa de Detenção do Carandiru, a utilização dos multi-métodos aplicados na APO contribuiu para esta pesquisa na verificação da implantação de um complexo de equipamentos escolares na gleba em questão, traduzido na leitura da vocação do bairro de Santana, plenamente inserido no contexto metropolitano, e no levantamento do programa de recomendações e diretrizes de projeto para o ambiente físico da escola proposta, levando em conta o programa funcional escolar, e para a região na qual será inserida.

A APO colaborou não somente na perspectiva do técnico, mas principalmente na perspectiva do usuário, a fim de se definir propostas sociais e ambientalmente coerentes com a discussão dos aspectos políticos e culturais das intervenções. As análises das entrevistas e dos questionários são o traço de união entre o projeto a ser desenvolvido e a versão da futura população usuária sobre este ambiente.

Para o caso de novos projetos e propostas semelhantes àquele concurso deve ser feito trabalho para reconhecimento da vocação da área de interesse,  considerando o processo histórico de produção daquela área, além da observação dos elementos construídos, sugerindo um trabalho participativo com a comunidade local, que vivencia este determinado espaço. Neste sentido, da ênfase das necessidades e da ótica dos usuários, a APO pode colaborar de modo significativo.
Instituição de fomento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Avaliação Pós-Ocupação; Carandiru; Santana.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006