IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA O APRENDIZADO EM ÁLGEBRA LINEAR E ESTATÍSTICA
Gustavo Griebler 1
Fábio Guerra da Silva 1
Neiva Kuyven 1
Roque Ismael da Costa Güllich 1
(1. Faculdade Três de Maio - Bacharelado em Sistemas de Informação - SETREM)
INTRODUÇÃO:
 O presente trabalho de pesquisa e prática foi desenvolvido interdisciplinarmente entre os componentes curriculares de Algoritmo e Programação II, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Estatística e Probabilidade e Metodologia da Pesquisa para a execução do trabalho e produto final - softwre educativo em linguagem C++ da Prática Profissional Direcionada I - 1º Semestre do Curso de Graduação em Sistemas de Informação.
METODOLOGIA:
 O trabalho foi desenvolvido na Faculdade Três de Maio (SETREM), no período de agosto a dezembro de 2005, e tem por objetivo principal o desenvolvimento de um software educacional visando ao aprendizado em Álgebra Linear e Estatística para estudantes de Ensino Médio, apresentando conceitos básicos das disciplinas em Microsoft® PowerPoint®, pela apresentação de slides, com hiperlinks para o MS-DOS®, que mostrará exercícios desenvolvidos em linguagem C com o compilador Devc++® da Bloodshed®. As formas de pesquisa utilizadas para a elaboração da fundamentação teórica do estudo foram concentradas na revisão bibliográfica da literatura existente, como livros e revistas, bem como publicações on-line. Fundamentando-se nisso, passou-se à elaboração do software, que teve por objetivo principal a educação de estudantes através da exposição de conteúdos e a resolução de exercícios.
RESULTADOS:
 Por meio de resultados parciais, verificou-se que o software pode ser produzido, e as testagens têm melhorado o material. Espera-se que se bem aplicado poderá efetivamente transformar-se numa ferramenta diferente de construção do saber, ultrapassando a barreira do educador tradicional, do quadro negro e do giz.
CONCLUSÕES:
O projeto do software facilitou aprendizagens por parte de todos os envolvidos na pesquisa, corelacinou teoria e prática e poderá ser utilizado na prática pedagógica como instrumento de educação.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Software; Educação e Tecnologia; Linguagem e Programação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006