IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
ICONOGRAFIA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Cirilo Nunes da Silva 1
Saul Eduardo Seiguer Milder 1
(1. Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa dar continuidade às pesquisas referentes ao uso de Iconografia Indígena nos livros didáticos de História, dos Ensinos Fundamental e Médio, desenvolvidas nos últimos três anos pelo LEPA (Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas) da UFSM. Muitos são os equívocos na forma de construção e representação do elemento indígena, bem como das suas culturas, que podemos observar nos materiais didáticos de História, sendo este o principal agente motivador do referido trabalho. Objetiva-se com o desenvolvimento deste projeto analisar a forma como é feita a representação dos índios nos livros didáticos, em que momento histórico tais imagens foram construídas e se isso reflete de alguma forma perceptível nas mesmas, se nelas contém algum tipo de mensagem ou conteúdo significante implícito, tais como tendências, interesses, conceitos ou pré-conceitos, e verificar a relação imagem/texto, buscando analisar se estas são dialógicas ou não. Além disso, busca-se o diálogo com educadores e educandos sobre a utilização e validade de tais materiais no processo de ensino, bem como o contato com a realidade escolar.
METODOLOGIA:
Para o ano de 2005 selecionaram-se três escolas da rede pública de ensino, duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, nas quais se realizaram os primeiros trabalhos. Após o contato inicial tido com as escolas e seus respectivos professores da disciplina de História, o passo seguinte foi a análise dos materiais (livros) didáticos por eles utilizados buscando-se levantar as imagens dos indígenas neles contidos. Criou-se assim um banco de imagens com as imagens obtidas, às quais passaram a ser analisadas pelos pesquisadores. Para empreender essa análise de forma mais consistente efetuou-se, primeiramente, um levantamento bibliográfico que capacitasse os pesquisadores para tanto, ao mesmo tempo em que aprofundasse os seus conhecimentos sobre o tema.  Para este ano, a bibliografia selecionada para o projeto visou verticalizar a teoria referente à construção, manipulação, utilização e análise de imagens.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos, até o momento, vêm de encontro àqueles dos anos anteriores, como que alguns livros, ainda hoje, se utilizam de imagens produzidas pela ótica do europeu, de forma equivocada ou mesmo preconceituosa. O Índio é mostrado de forma genérica, não se fazendo distinção entre a imensa gama de diferentes culturas que este termo abarca. A visão estereotipada ainda marca boa parte das imagens que apresentam os indígenas e estas, em geral, mostram apenas o índio no tempo pretérito, contribuindo para que este seja mantido no passado da sociedade brasileira, o que se sabe, não condiz com a realidade dos fatos. Estas imagens, em muitos casos, não vêm acompanhadas de referências ou explicações sobre o seu período histórico e processo de produção, o que gera dificuldades para a sua compreensão e consequentemente dificulta o processo de ensino e aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Contudo, o presente trabalho vem demonstrando que mudanças, na forma como os meios educacionais erroneamente representam os indígenas, são possíveis. Ao longo dos anos, melhoras puderam ser percebidas nos livros didáticos destinados aos Ensinos Fundamental e Médio, não só em função de mudanças nos plano sócio-político do país, mas também pelo desenvolvimento de pesquisas científicas na área do ensino de História que contribuíram para tanto. Isto acaba apenas por reforçar-nos a idéia de que há muito a ser feito para que os índios e sua cultura sejam representados sem distorções ou equívocos no meio escolar, o que só será possível com uma maior aproximação entre a realidade das pesquisas acadêmicas e a realidade escolar brasileira.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Iconografia Indígena ; Livros didáticos de História ; Ensino de História.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006