IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
A APRENDIZAGEM GERENCIAL DOS DIRIGENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES (HUPAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)
Maria Aparecida da Silva  1
Carlos Eduardo Cavalcante Barros  1
Deborah Kelly Nascimento Pessoa 1
Carla Patríca de Souza 1
Helena Caroline Laurindo de Alencar 1
(1. Universidade Federal de Alagoas/UFAL )
INTRODUÇÃO:

Em Administração poucos trabalhos podem ser encontrados nas áreas de conhecimento sobre aprendizagem em organizações hospitalares. Assim sendo, tendo o objetivo de compreender a aprendizagem de competências gerenciais dos dirigentes no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foram realizadas investigações sobre o que e como esses dirigentes aprendem e como as culturas organizacionais influenciam em  suas aprendizagens. Estuda-se: o que os dirigentes aprenderam para desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes; a associação da aprendizagem de formação profissional dos entrevistados com a aprendizagem de competências gerenciais; as influências das diversas culturas nos processos de aprendizagem dos dirigentes dos setores hospitalares; as diferenças e similaridades entre as culturas das unidades do HUPAA; a influência das culturas universitárias para o gerenciamento das unidades do HUPAA; como as diferentes áreas de conhecimento contribuem na aprendizagem de profissionais que se tornam dirigentes. Este relatório apresentará os resultados emergentes do estudo até o momento.

METODOLOGIA:

A metodologia empregada no estudo corresponde à qualitativa em forma de estudo de caso, a técnica de coleta de dados empregada foi a entrevista em profundidade com questionários semi-estruturados. Para a análise dos dados foi utilizado o método da Grounded Theory. A pesquisa foi subdividida em duas etapas: a primeira correspondeu a pesquisa por literatura para embasamento e parâmetros para a pesquisa de campo, e ao mesmo tempo a coleta de documentos sobre o HUPAA; a segunda etapa salientou-se a pesquisa de campo por intermédio de entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes que compõem a estrutura do HUPAA. A população da pesquisa é composta por 17 dirigentes, dentre os quais há 6 homens e 11 mulheres, a saber que, 5 são diretores, 4 são diretores adjuntos, 4 são médicos-chefes e 4 são enfermeiras-chefes. Neste resumo apresentado, constam resultados preliminares de três entrevistas: dois diretores (um homem e uma mulher) e uma médica-chefe, na qual foram denominados sujeitos 1, 2 e 3.

RESULTADOS:

Resultou-se da análise das três entrevistas realizadas através da Grounded Theory categorias relacionadas com: a história de vida dos sujeitos, na qual todos são casados, com idade média de 50 anos, têm exatamente um casal de filhos; o histórico da formação dos sujeitos observou-se que dois dos entrevistados possuem formação na área de saúde e um deles graduou-se em Administração, e todos possuem especialização e/ou mestrado, a escolha da profissão se deu devido a identificação do perfil com a mesma; em sua trajetória profissional, os três desempenham ocupação de professor, além disso os sujeitos 1 e 2 desempenham a carreira de medicina, que também o sujeito 2 e 3, apresentam em sua trajetória, a ocupação de cargos administrativos; por fim, conhecimentos, habilidades e atitudes interpessoais de um dirigente, que apresentam em comum uma ênfase no relacionamento com os colegas de trabalho, reforçada com o trabalho em equipe, a administração de conflitos e o saber lidar com profissionais que não fazem parte de sua área profissional, além disso citam paciência maturidade, responsabilidade, liderança e demais atitudes interpessoais essenciais a um dirigente.

CONCLUSÕES:

Esse trabalho teve a finalidade de apresentar a fundamentação teórica e os dados que resultaram das três entrevistas realizadas até o momento. Como resultado da categorização dos dados, emergiram categorias relacionadas à história de vida dos sujeitos; formação; trajetória profissional; carreira como dirigente do HUPAA; e, competências, habilidades e atitudes necessárias a um dirigente. Os resultados desse trabalho são de grande importância para o HUPAA, por se tratar de uma unidade acadêmica de alta complexidade, e por necessitar da compreensão de todos os fenômenos que serão evidenciados ao término da pesquisa para vazão a ações estratégicas que promovam mudanças organizacionais. O que se pretende ao término destas pesquisas é a identificação dos principais fatores que afetam a aprendizagem gerencial. Além do mais, espera-se compreender a correlação entre a cultura do modelo organizacional, da cultura das profissões dos dirigentes entrevistados e suas influências nas competências gerenciais dos gestores do HU. Essa compreensão pode gerar ações de capacitação que facilite o processo de mudança organizacional estratégica naquela unidade hospitalar. Por fim, objetiva-se com essa pesquisa a construção de uma literatura, em detrimento a escassez de estudos nessa área de conhecimento.

Instituição de fomento: CNPq e FAPEAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Organização hospitalar; Aprendizagem gerencial; Cultura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006