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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

EMPREENDEDORISMO: ANÁLISE DAS VERTENTES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL

Agripino Celso Guerreiro Barbosa Filho 1
Paulo Emanuel de Alencar Imbuzeiro  1
Claudia Maria Milito 1
(1. Departamento de Administração e Contabilidade/ADC - Univ. Federal de Alagoas)
INTRODUÇÃO:

O tema empreendedorismo tem instigado, nos últimos anos, uma série de discussões tanto em relação a sua legitimidade como campo científico, quanto por seu escopo de intervenção. O empreendedorismo tem se mostrado como um campo diversificado, onde linhas de pesquisas são dispostas sobre um único campo, fato que causa muita confusão e discordância em seus enfoques. Esta diversidade de estudiosos que lidam com o empreendedorismo é proveniente da falta de consistência teórica do campo, o que sempre cria uma linha de pesquisa nova onde são desenvolvidas pesquisas, com o intuito de preencher as lacunas existentes. O interesse por esta pesquisa tem como foco central, conhecer o posicionamento dos pesquisadores brasileiros sobre o fenômeno do empreendedorismo e, conseqüentemente, as publicações na área. Desta forma, o estudo teve como objetivo analisar as vertentes teóricas e metodológicas da pesquisa brasileira na área de administração sobre empreendedorismo/empreendedor, com base na análise de conteúdo.

METODOLOGIA:

A metodologia baseou-se em leitura de artigos publicados nacionalmente na área de empreendedorismo, com a aplicação da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa foi baseada na leitura de artigos publicados no período de 2000 a 2004, em diversos veículos de divulgação. Estes veículos estão relacionados ao campo de administração e são reconhecidos por sua importância e contribuição no desenvolvimento de seu corpo teórico. Foram lidos 74 artigos de fontes de publicações variadas. Em relação aos procedimentos de análise dos dados, adotou-se a categorização através de uma grade aberta, que tem como características a flexibilidade na sistematização dos dados. Foram construídos 04 categorias de análise. Para a organização e sistematização destes dados foram construídas tabelas para cada grupo de análise, nas quais constava o número de identificação do dado, artigo de onde foi retirado a unidade de análise, a unidade de análise, o autor e o ano. As categorias criadas foram: Empreendedor, Empreendedorismo, Características e Comportamento Empreendedor, Competitividade e Inovação e Orientação e Formação Empreendedora. Utilizou-se ainda classificação da Babson College para classificar os artigos quanto a temática predominante no estudo.

RESULTADOS:

A análise dos artigos evidencia quanto a temática predominante utilizada no estudo que 29% dos trabalhos em empreendedorismo estão relacionados a discussões sobre empreendedorismo e sociedade, enquanto 24% versam sobre estratégia e competitividade e 20% sobre pequenos negócios. Outro resultado está relacionado ao crescimento de publicações no campo pesquisado. Exemplo disto é o Encontro Nacional da ANPAD onde em 2000, ano inicial para análise, não existia artigos publicados que estudasse o campo do empreendedorismo. Em 2004 este número chegou a 33 artigos. Um dos motivos para este aumento foi a criação de uma área específica no encontro para estudos sobre o tema m questão. Sobre a análise das categorias criadas, a categoria empreendedorismo evidenciou que duas correntes exercem influência sobre as pesquisas, sendo estas a corrente econômica e comportamental. A categoria empreendedor mostra que a descrição da ação empreendedora, em sua maioria, para os trabalhos estudados é a criação e o desenvolvimento de negócios. Sobre as características que definem o empreendedor, a propensão ao risco e a inovação são os mais evidenciados. Na categoria competitividade e inovação é exposto que o empreendedor é o responsável por ondas de inovação nas empresas e que a competitividade destas mesmas empresas é fruto de pessoas empreendedoras. Na categoria orientação e formação empreendedora, os fatores sociais são vistos como os principais indutores para a formação de empreendedores.

CONCLUSÕES:

Ao final do trabalho emerge algumas considerações importantes sobre o campo de estudo em questão. Um primeiro ponto está atrelado ao fato de que apesar do aumento no número de pesquisas e estudos realizados, o corpo teórico sobre empreendedorismo não possui princípios largamente difundidos. A entrada de diversas áreas de conhecimento nos questionamentos e proposições sobre os fenômenos que dão dinâmica ao empreendedorismo cria uma dualidade: ao mesmo tempo em que cria um campo amplo, onde várias visões explicam um determinado fato com uma abrangência grande e com muita riqueza, as discrepâncias entre as conclusões geram conflitos e confusões em seus achados. Apesar das temáticas estarem voltadas para questões relativas a sociedade a descrições sobre o empreendedor e que seja este se volta em sua maioria para um sujeito que tem a preocupação maior de criar e desenvolver novos negócios, como pode ser observado na tabela 04 (Definição da Ação Empreendedora). Este resultado pode está ligado à seguinte idéia: sendo o empreendedor o responsável pelo desenvolvimento econômico, a melhor forma dele intervir na sociedade seria em questões econômicas que invariavelmente exerce reflexos em questões sociais.

Instituição de fomento: UFAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor; Análise de Conteúdo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006