G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
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MUDANÇAS E RESISTÊNCIAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES/ALUNOS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AO USO DAS TECNOLOGIAS. |
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Jozicléia Henrique Porfírio 1 |
Lucrécia Stringhetta Mello 1 |
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(1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS) |
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INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho tem como finalidade conhecer o perfil dos acadêmicos do curso de Pedagogia na modalidade de Educação à Distância, oferecido pela UFMS em parceria com alguns municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Faz-se um recorte para compreender as implicações dos recursos tecnológicos na formação dos alunos/docentes, seus avanços e dificuldades na interação com a máquina, pois eles deverão não apenas educar-se para o uso das tecnologias como também interagir com a mesma. Considerando esse pressuposto, o plano de trabalho investiga a realidade no contexto de duas cidades: Água Clara e Camapuã/MS, quanto ao uso das tecnologias de informação. Para compreender os princípios teóricos buscou-se autores que tratam desse tema: Preti (2000), Capisani (2000), Perrenoud (2004), dentre outros, bem como o complexo estudo do cotidiano. |
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METODOLOGIA: |
A pesquisa segue a perspectiva teórica de orientação qualitativa que estuda o fenômeno em seu ambiente natural, preservando a complexidade do comportamento humano e envolvendo a representação que os mesmos manifestam sobre o sentir pensar o curso. O conhecimento é subtraído como explicação produzida pelos sujeitos, por meio de um esforço metodológico de análise das narrativas das histórias de vida, e outros elementos da realidade manifestados por eles. Também recorremos a dados quantitativos para melhor explicitar e mapear o contexto onde se dá a investigação. |
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RESULTADOS: |
A análise dos dados demonstra que embora parte dos acadêmicos venha utilizando a tecnologia (computador) em seus estudos e para a obtenção de informações, tornando esse recurso um elemento essencial ao curso, uma grande parcela ainda resiste ao uso e manuseio da mídia. As razões para essa resistência, ora se explica pela falta de laboratório, ora por não possuir computador em sua casa. |
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CONCLUSÕES: |
A aversão ao uso de recursos tecnológicos manifestada por parte dos acadêmicos é atribuída a uma cultura escolar anterior ao ingresso no curso, quando não tinham acesso aos mesmos, e ao próprio processo atual de formação justificada como sendo precária pelos alunos. A leitura e análise dos instrumentos de coleta levam à compreensão do perfil identitário dos acadêmicos/professores que mesmo apresentando dificuldades frente aos estudos, os discentes não desistem e aos poucos vão superando os obstáculos no campo do conhecimento, portanto, manifestam os avanços obtidos em sua formação pessoal e profissional, que a eles só chegou com o curso de EAD. |
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Instituição de fomento: CNPq/PIBIC-UFMS
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: 1)Formação de professor; 2) Educação à Distância ; 3) Tecnologia Educacional. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |