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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS POR ALUNOS DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA DO MUNICÍPIO DE CAMAPUÃ QUE ENSINAM ESTA DISCIPLINA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nathália Leão Congro  1
Neusa Maria Marques de Souza 1
(1. DED/ UFMS)
INTRODUÇÃO:

É objetivo desta pesquisa, investigar a influência que a linguagem matemática exerce para a compreensão dos conceitos fundamentais desta disciplina pelo professor alfabetizador e as possíveis implicações que os problemas relativos ao domínio desta linguagem podem causar para o ensino dos conceitos fundamentais nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

METODOLOGIA:

São os sujeitos pesquisados alunos do curso de Pedagogia na modalidade de Educação à Distância no município de Camapuã – MS, que lecionam Matemática no Ensino Fundamental. Como referencial teórico-metodológico optou-se pelos pressupostos da pesquisa qualitativa. Para a aquisição dos dados foram tomados depoimentos, através instrumentos escritos, gravados e de análises de produções dos sujeitos estudados. Para discussão e análise dos dados, que se encontra em andamento, tem sido feita com base nos pressupostos da análise de discurso.

RESULTADOS:
Indicações preliminares obtidas dos dados apontam que as dificuldades apresentadas pelos professores para ensinar matemática surgem na interface de suas dificuldades individuais, construídas nas vivências que tiveram com o conteúdo matemático.
CONCLUSÕES:

Nesta última etapa da pesquisa, o aprofundamento das análises tem sido feito no sentido de buscar as conexões destas dificuldades com a aquisição da linguagem enquanto meio de domínio dos conceitos necessários ao seu ensino. Um dos achados durante as análises prévias foi que, apesar das professoras afirmarem não ter problema em compreender os enunciados matemáticos, estas não se mostravam preparadas quando submetidas à situações de resolução de problemas, devido a grande incidência de falhas conceituais e de interpretação no que se refere à problemas de lógica matemática e aos com insuficiência de dados.

 

Instituição de fomento: CNPq/ Pibic
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Conceitos fundamentais de matemática ; Educação matemática; Linguagem matemática .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006