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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
Políticas Publicas para a Juventude nos Programas Eleitorais Televisivos das Eleições de 2004 em Fortaleza
Claudia Maria Inacio Costa 1
Anna Katarine Ferreira Lima 1
Maria Charleny de Sousa Silva 1
Maria Andrea Luz da Silva 1
Francisco Horacio da Silva Frota 1
(1. Universidade Estadual do Ceara)
INTRODUÇÃO:
Esse projeto se propõe a analisar a forma como foram apresentadas as propostas de políticas públicas para a juventude nos programas eleitorais gratuitos da televisão nas eleições municipais de Fortaleza, em 2004. Considerando-se a crescente participação do eleitorado jovem nos últimos pleitos e o despertar de interesses por parte dos candidatos em relação a essa parcela da população, foram dedicados programas exclusivos para o eleitorado juvenil. Apresentou-se propostas para a população jovem de Fortaleza com uma linguagem diferenciada, voltada, segundo seus elaboradores, para apreender a atenção desse seleto grupo de eleitores e fazê-los participarem mais ativamente no processo eleitoral. Foram analisadas as políticas para a juventude apresentadas pelos  candidatos de maior relevância para o cenário político da capital cearense (Luizianne Lins, Moroni Torgan, Inácio Arruda, Antonio Cambraia e Aloísio Carvalho) em seus programas de televisão, pois esta, a mídia televisiva, configura-se como um amplo canal de difusão de imagens e sentidos e, em especial, entre o publico jovem.
METODOLOGIA:

Durante todo o período eleitoral de 2004 foram monitorados e gravados os programas eleitorais do TRE, o material coletado foi catalogado e está sendo analisado. A gravação e catalogação do material foi feita pelos pesquisadores bolsistas que compõem o projeto. A escolha dos candidatos analisados foi feita com base na relevância de cada um no cenário político de Fortaleza, a exposição na mídia local e a votação obtida no pleito de 2004. O trabalho tem como objetivo analisar as políticas publicas para a juventude através do conjunto de significações da mensagem simbólica (sons, cores, espaços e discursos) apresentadas por cada candidato em seus programas eleitorais gratuitos, para isso a analise de discurso é feita com base  na teoria de Thompson.

RESULTADOS:

O material coletado e a analise irão manter um banco de dados sobre o cenário político cearense que estará disponível a pesquisadores, professores, alunos e todos aqueles que necessitem desses dados. Além de contribuir para a discussão na sociedade sobre as políticas apresentadas em campanha e sua relevância para a população.

CONCLUSÕES:
Pôde-se observar uma certa repetição entre os candidatos em relação aos tipos de políticas publicas que poderiam ser implementadas entre a população jovem de Fortaleza: ‘’primeiro emprego“ e cursos profissionalizantes. O foco nessas duas políticas era marcante nos programas de todos os candidatos, poucos  conseguiram avançar em suas propostas e apresentar alternativas criativas e que pudessem inserir o jovem, de maneira concreta e construtiva,  na vida da sociedade.  
Instituição de fomento: FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Midia; Politicas Publicas; Juventude.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006