IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UMA NOVA ALTERNATIVA PARA AUXILIAR O ENSINO DA FÍSICA
Fábio Luiz Pessoa Albini 1
Pedro Pablo González Borrero 1
(1. Departamento de Física/DEFIS, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO)
INTRODUÇÃO:

Na atualidade, o ensino de Física sofre intensamente pela falta de atenção, interesse e motivação dos alunos. Diferentes são as causas destes empecilhos. Neste trabalho, apresenta-se uma nova alternativa para os professores de ensino médio e superior conquistarem a atenção dos alunos, motivando-os e possibilitando uma maior interatividade aluno-professor. Sabendo que os alunos de ensino médio e superior estão constantemente envolvidos com a Internet. Aproveitando-se deste quadro, usa-se a Internet para motivá-los afim de que consigam entender e dedicar um pouco mais de seu tempo ao aprendizado da Física. Para isso é proposta uma opção on-line, de um sistema de ensino de Física.

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento desta ferramenta on-line, foi utilizado o sistema operacional Linux, juntamente com um servidor WEB Apache, com o interpretador de scripts PHP (Personal Homepage Programming). Para o armazenamento dos dados, tais como dos testes, materiais, dúvidas, usuários, entre outros, foi utilizado um servidor de banco de dados Postgre. Os usuários que interagem com esta ferramenta, são os professores e alunos dos ensinos médio e superior.

RESULTADOS:

Existe uma versão, deste ambiente virtual, que se encontra ativa e é possível acessá-lo, para adquirir uma visão geral sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido. Nesta versão, já é possível, o cadastramento de usuários, testes e dúvidas, a realização de testes, a visualização de desempenho, alteração de senha, visualização de materiais, entre outras funcionalidades. Ainda nesta versão inicial encontram-se conceitos de mecânica e testes cadastrados, referentes a estes conceitos.

CONCLUSÕES:

Com este trabalho, é notável o aumento conquistado da atenção, motivação e interesse dos alunos do ensino médio e superior, devido ao uso de uma ferramenta, envolvente e atrativa, como a Internet. Ainda é possível perceber uma melhor interação entre professores e alunos, visto que além do tempo dedicado na sala de aula, ao estudo da Física, os alunos ainda dedicam-se em casa quando estão utilizando a ferramenta on-line. A partir destes requisitos conquistados com o uso da rede mundial de computadores, torna-se muito fácil entreter os alunos, conquistando assim uma maior dedicação, gerando assim um melhor aprendizado dos conceitos envolvidos.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ferramenta Web; Ensino de Física; PHP.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006