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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

PRODUÇÃO DE TEXTOS: CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO DE EXTENSÃO "O PAPEL DO TEATRO NA E. E. NAIR PALÁCIO DE SOUZA".

Michelli Fernanda de Souza Dan 1
Vilma Dutra Marques da Cruz Natal 1
Ednalva Regina Oliveira Alves 1
Alaíde Pereira Japecanga Aredes 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul)
INTRODUÇÃO:

Este projeto se originou, a partir do momento em que se observou inúmeras dificuldades no que tange a produção de textos nos alunos que participavam do projeto de extensão voltado para o teatro na E.E. Nair Palácio de Souza. O grupo que já estava trabalhando com eles convidou-me e nós aceitamos o desafio. O grande objetivo que permeou este trabalho centrou-se em contribuir para que as crianças e o jovens envolvidos no trabalho do teatro pudessem compreender melhor os textos com os quais trabalham, a fim de fazer uma boa atuação no palco. Além disso, possibilitou a melhoria da escrita e da leitura destes sujeitos. O resultado do trabalho era apresentado por cada um. Todo este trabalho colaborou para que o discente tivesse uma melhora significativa no processo de escrita e de leitura, consequentemente, a desinibição no palco. O referido projeto proporcionou momentos de descobertas por parte dos alunos em relação aos seus obstáculos e aprender a lidar com eles. Possibilitamos, ainda, o aprendizado da leitura e da escrita de uma maneira prazerosa. Acredita-se no potencial da produção dos textos no sentido de favorecer a interpretação e o espírito crítico, necessárias a este tipo de trabalho, ou seja, o trabalho com o teatro. Outro potencial desta prática é a construção da autonomia intelectual, portanto, uma contribuição à formação da cidadania.

METODOLOGIA:

Utilizamos o seguinte caminho para trabalhar com os alunos a produção de textos: geralmente trabalhávamos com os textos envolvidos no teatro. Solicitávamos à eles que lessem e escrevessem com as próprias palavras o que compreendiam do texto, se podiam ou não modificá-lo, dar outro final para a história, enfim, incentivamos a imaginação daquelas crianças e jovens para que a mesma fluísse da melhor maneira possível. Sendo assim, contribuir para a autonomia intelectual. Depois do trabalho pronto, cada um apresentava o que escreveu. Os resultados foram satisfatórios e só nos fizeram acreditar que bastava investir no aluno, dizer que ele é capaz, que as coisas começam a funcionar

RESULTADOS:

Desenvolvemos junto à E. E. Nair Palácio de Souza, desde 2003, o projeto intitulado, "O papel do teatro na Escola Pública: o caso da E. E. Nair palácio de Souza". No decorrer do aludido projeto observou-se a necessidade de trabalhar melhor os livros-textos que têm sido estudados pelos alunos, a fim de encenar as peças teatrais. Nesse sentido, propôs-se a produção de textos, tomando como referências os próprios textos que os mesmos precisam assimilar. De início houve uma certa resistência por parte dos alunos, eles se sentiram amedrontados, pois a dificuldade para ler e escrever é um caso muito sério na escola. Havia momentos em que percebemos que se sentiam humilhados por não saber uma coisa que é tão importante, e eles têm esta consciência. Vale ressaltar também que de início nos deparamos com certa hostilidade já que na mente dos alunos, a produção de texto é monótona e chata, porém depois de conversarmos bastante resolveram participar. No grupo de teatro, que foi o primeiro a ser trabalhado, notamos que apesar dos erros gramaticais e ortográficos, as crianças tinham uma grande noção do que é uma boa Produção de Textos, por isso não foi difícil trabalhar junto a elas. Inclusive se comparáramos as primeiras redações com as que estamos fazendo hoje, a diferença é gritante, podemos notar um grande avanço, concluir assim, que o trabalho realizado com eles é muito satisfatório.

CONCLUSÕES:

O que fazer aqui é iniciar algumas conclusões, pois há muito que fazer e o que aprender. Mas de modo geral, é prazeroso perceber o crescimento dos alunos nos quais se investe. È que vejo nos alunos do teatro, eles se envolvem, acreditam que podem fazer as coisas e ficam felizes ao saber que eles podem aprender. Não há nada que pague esta satisfação do aluno. O meu trabalho tem sido dessa forma e acredito que esteja contribuindo para melhorar a atuação, a capacidade de expressão e a criatividade destes discentes quando estão envolvidos com o teatro.

Instituição de fomento: PIBEX - UEMS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Produção de textos; O teatro; Interpretação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006