IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
VITIVINICULTURA: PRODUÇÃO E AGROINDUSTRIALIZAÇÃO
Sandra Callegaro Hatje 1
Carine Linéia Balz 1
Ernani José Werner 1
Fábio Antonio Elger 1
Cláudia Verdum Viegas 1
(1. Faculdade Três de Maio - Curso Bacharelado em Engenharia da Produção / SETREM)
INTRODUÇÃO:
 A cadeia da vitivinicultura confirma-se como uma atividade importante para várias regiões do Brasil. A cada ano crescem as áreas ocupadas por parreirais, à produção e a agroindustrialização. O estudo teve como objetivo conhecer de forma prática o sistema agroindustrial da vitivinicultura, analisando os fatores que influenciam no processo de produção, desde a obtenção da matéria-prima até a chegada dos produtos aos consumidores finais.
METODOLOGIA:
 Inicialmente analisou-se a produção da uva, considerando a sua origem e a forma como foi cultivada, para assim determinar sua qualidade e conseqüentemente a qualidade dos produtos que serão processados. Da mesma forma analisou-se o processo de industrialização, considerando as instalações, os equipamentos, a mão-de-obra, além de outros fatores que são evidenciados durante a manipulação dos produtos. Também foram analisadas as formas de comercialização e os resultados econômicos da atividade.
RESULTADOS:
 Através da análise econômica realizada no sistema de produção, percebeu-se que a diversificação das atividades, realizadas na unidade de produção estudada, permite explorar melhor os fatores de produção limitantes, ampliar a geração de renda e o número de trabalhadores envolvidos na produção primária, gerando novos postos de trabalho e reduzindo os riscos de frustração de safra. Conforme constatado no processo produtivo agroindustrial, os fatores de produção são importantes, pois podem ser determinantes na qualidade final do produto e também na sustentabilidade econômica da atividade.
CONCLUSÕES:
 A agroindustrialização traz resultados positivos a quem exerce essa atividade e também ao desenvolvimento sócio-econômico da região, através da geração de emprego e renda.
Instituição de fomento: SETREM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Vitivinicultura; Engenharia de Produção; Agroindustrialização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006