IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
PRODUÇÃO E ANÁLISE DA FUNCIONALIDADE DE UMA CHAVE INTERATIVA PARA A IDENTIFICAÃO DE FAMÍLIAS DE PLANTAS ANGIOSPERMAS
Vinícius Jurinic Cassol 1
Nicholas Mallmann Lopes 1
Edson Strieder 1
Roque Ismael da Costa Güllich 1
Vera Lucia Lorenset Benedetti 1
(1. Faculdade Três de Maio - Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação/SETREM)
INTRODUÇÃO:
 A palavra Botânica se origina da língua grega: botáne = pasto. A botânica sistemática consiste na nomeação e classificação das plantas através de sistemas cladísticos e evolutívos/filogenéticos. A apresentação destes sitemas de classificação vem sendo a mesmo a mais de 100 anos: as chaves análisticas. Dessa forma, para facilitar o ensino e aprendizagem de Botânica Sistemática, foram desenvolvidas estruturas com desmonstraões claras, detalhando cada parte da planta e instrumentando o processo de identificação das plantas angiospermas, através de uma chave interativa.
METODOLOGIA:
 Partindo deste ponto, foi desenvolvida uma "chave intertiva" que é utilizadas para a identificaão de famílias de plantas angiospermas. Tendo como objetivo analisar a funcionalidade de uma ferramenta para a identificação da família de vegetais a ser utilizada no ensino da botânica, foi criada, com o aplicativo Macromédia Dreamweaver, partindo de uma chave analítica, uma chave interativa para a identificação de plantas. Esta versão roda em HTML e em sistemas free e Windows.
RESULTADOS:
 As páginas forma programadas através de linguagem HTML e testadas uma a uma através de simulações em ambiente virtual e práticas de identificação de plantas em laboratório. Após testagens e melhorias a chave se consolidou e atende a prática de identificação de plantas através do uso de um computador, um microscópio esteroscópio e as partes da planta em laboratório. Dessa forma aluno e professor podem interagir com a chave, com a planta e entre si, superando assim, a lógica do ensino clássico e tradicional nesta área do conhecimento.
CONCLUSÕES:
Esta ferramenta, proporciona um grau de interatividade muito grande entre usuário e fonte de conhecimento, incentivando a vontade de aprender. Dessa forma, conclui-se que essa ferramenta será de grande uso aos profissionis da área de botânica, sendo sua funcionalidade aprovada para o ensino de ciências e biologia, tanto na educação básica como superior.
Instituição de fomento: SETREM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Software; Educação e Tecnologia; Ensino de Botânica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006