IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
DESCRIÇÃO DE PROCESSOS QUE ENVOLVEM AS ATIVIDADES DOS BOLSISTAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA SETREM
Fabio Antonio Elger 1
Cláudia Verdum Viegas 1
Luziane Preissler 1
Narciane Preissler Fulber 1
(1. Faculdade Três de Maio - Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção/SETREM)
INTRODUÇÃO:

Através do trabalho do dia-a-dia, visualizou-se uma oportunidade de buscar informações para facilitar os processos que envolvem os bolsistas em várias atividades dentro do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial. O objetivo é descrever e registrar os diversos processos que envolvem bolsistas do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial fornecendo diretrizes e orientações para a realização das atividades, bem como contribuindo para a melhoria da qualidade do trabalho a ser realizado.

METODOLOGIA:
O trabalho teve início em abril de 2005 com revisão bibliográfica, pesquisa de documentos semelhantes na Internet e definição dos processos que seriam descritos. A descrição dos processos foi realizada com base na experiência dos autores na coordenação e execução dos referidos processos.
RESULTADOS:
Os processos descritos foram: seleção e treinamento de monitores para as disciplinas de Engenharia de Produção Agroindustrial; treinamento de bolsista para auxílio à coordenação da Engenharia de Produção Agroindustrial; treinamento de bolsista para auxílio à coordenação do NUAGRO; treinamento de bolsista para a Agroindústria; treinamento de bolsista para o laboratório de Microbiologia.
CONCLUSÕES:

Pode-se evidenciar que o trablaho de descrição das atividades é decorrente de um processo de produção, neste caso de conhecimento. A exemplo destas descrições podem ser descritas outras atividades e processos de um sistema produtivo, objeto de estudo da Graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial.

Instituição de fomento: PIPS - SETREM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Processos ; Engenharia de Produção; Atividades Acadêmicas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006