IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 10. Redes
ENGENHARIA SOCIAL NO CONTEXTO DE SEGURANÇA DE REDES

Nicholas Mallmann Lopes 1
Amanda Maffi Freitag  1
Diego Mendes Rodrigues 1
Rudimar Luis Griebler  1
Ernani José Werner  1
Márcio Luís Günther  1
(1. Curso de Tecnologia em Redes de Computadores/Faculdade Três de Maio - SETREM)
INTRODUÇÃO:
  A engenharia social é a técnica que explora as fraquezas humanas e sociais, em vez de explorar a tecnologia. Ela tem como objetivo enganar e ludibriar pessoas assumindo-se uma falsa identidade, a fim de que elas revelem senhas ou outras informações que possam comprometer a segurança da organização.
METODOLOGIA:
No mês de agosto de 2005, iniciou-se o estudo de caso, sobre Engenharia Social no Contexto de Segurança de Redes de Computadores. Pois, na maioria dos casos em que se planeja a segurança de uma rede de computadores, preocupa-se principalmente com aspectos tecnológicos, esquece-se dos aspectos humanos, ou seja, as pessoas. Com isso, vem ocorrendo nos últimos anos, um grande número de eventos de falhas, na segurança. Razão pela qual estamos focando na engenharia social. As redes estão interagindo cada vez mais com outras, originando uma grande rede cooperativa, o que amplia as suas vulnerabilidades.
RESULTADOS:
Os testes apontam para um maior índice de segurança quando os fatores humanos, éticos e tecnológicos interagem entre si. O Estudo ocorreu em uma empresa de médio porte na região noroeste do RS, onde implantou-se e fez-se a análise dos mecanismos de segurança compartilhada, o que possibilitou comprovar a hipótese de que a responsabilidade e a ética só ocorrem na prática quando são atingidos níveis de confiabilidade entre empresa, funcionários e usuários. 
CONCLUSÕES:
Esta técnica explora o fato de os usuários estarem sempre dispostos a ajudar e colaborar com os serviços da organização. Pode-se pbservar que nos experimentos desenvolvidos com segurança social ou seja compartilhando-se segurança e ética com funcionários, administrados e usuários pode-se chegar a índices conformtáveis de segurança em rede. Além de resultados preliminares a empresa testemunha do estudo de caso aqui apresentado desenvolveu alto índice de co-responsabilidade.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Engenharia Social; Redes de Computadores; Segurança e Ética.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006