IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 2. Banco de Dados
SOLUÇÃO EM BANCO DE DADOS BASEADO EM SOFTWARE LIVRE
Leandro Sieben 1
Tiago Luis Cesar Siebel 1
Fauzi de Moraes Shubeita 1
(1. Bacharelado em Sistemas de Informação - Faculdade Três de Maio: SETREM)
INTRODUÇÃO:
 Acompanhando a evolução tecnológica na área de Sistemas de Informação, se observa que as organizações buscam cada vez mais reduzir custos em seus projetos voltados a tecnologia. Visam encontrar soluções robustas e enquadradas no aspecto custo-benefício, abrindo a possibilidade ao uso da grande disponibilidade de soluções em Software Livre.
METODOLOGIA:
 O Núcleo de Desenvolvimento Regional da Sociedade Educacional Três de Maio, responsável por planejar alternativas para o desenvolvimento da região noroeste do Rio Grande do Sul, mantém atualmente o projeto Banco de Dados SETREM, com o objetivo de publicar informações estatísticas e históricas coletadas pela Instituição, durante seus anos de atividade. Analisando esta necessidade, buscaram-se tecnologias viáveis, em robustez e custo-benefício para a implementação de um sistema para gerenciamento de informações resultantes das pesquisas realizadas pelo núcleo. Utilizando como infraestrutura, um servidor RedHat Linux e um banco de dados Firebird, desenvolveu se no período de Maio/2004 à Agosto/2005, um Sistema em PHP, linguagem de programação de ampla utilização e aceitação no mercado.
RESULTADOS:
 Este sistema é capaz de comportar dados de pesquisa de diversas fontes, como arquivos físicos e dados tabulados, por exemplo. Gerando relatórios adequados às necessidades de seus utilizadores, também possui controle de acesso às informações em diversos níveis, o que garante a integridade e segurança das informações existentes no banco de dados.
CONCLUSÕES:
 Dentre os benefícios obtidos pelo Sistema, podem ser enfatizados: a rápida busca de dados, a interface Internet que prove acesso aos dados de qualquer estação de trabalho que possua acesso à rede, e a facilidade de acesso com segurança e agilidade.


Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Banco de Dados; Software Livre; Soluções Interativas e Inteligentes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006