IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO.
Rubia Emmel 1
Gustavo Griebler 1
Vera Lucia Lorenset Benedetti 1
(1. Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - Faculdade Três de Maio: SETREM)
INTRODUÇÃO:
 O presente trabalho, desenvolvido como requisito para a obtenção de bolsa de Iniciação Científica da Faculdade Três de Maio (SETREM) no período de março a dezembro de 2005, tem por objetivo principal mostrar a viabilidade do uso da Informática na Educação, especialmente no que se refere à utilização de software educacional, programas de computador capazes de ensinar as crianças com cliques do mouse e comandos do teclado.
METODOLOGIA:
 As formas de pesquisa utilizadas para a elaboração da fundamentação teórica do estudo foram as mais diversas, pairando entre a revisão bibliográfica de livros, revistas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como textos eletrônicos da Internet e mídias interativas, estas últimas servindo principalmente para o embasamento de como funciona um programa educacional. Fundamentando-se nisso, foi organizado um referencial sobre o assunto, que tratava sobre a educação como um todo e os principais pensadores e educadores de sua história, a gradativa inserção da Informática na vida das pessoas, assim como na educação, facilitando a vida do educador e dos alunos muitas vezes e, mais especificamente, sobre softwares educacionais, programas com a intenção de ensinar os alunos.
RESULTADOS:
 

Com isso, obtiveram-se resultados parciais sobre o tema, sendo concluído que a Informática pode vir a ser um meio revolucionário para a promoção do conhecimento, em especial os programas educacionais, haja vista que já está cientificamente provado que esses podem ser um meio diferente para a construção do saber, fascinando o aluno que produz seu saber com muito mais vontade.


CONCLUSÕES:

O material está disponibilizado em CD-ROOM e na Home Pagge da SETREM para acesso a todo e qualquer usuário, que ao acessar a página pode contribuir com a pesquisa e cadastrar-se apra receber material. Com a divulgação espera-se desenvolver melhorias e aplicar um sitema de ensino interativo na instituição.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação e Tecnologia; Software Educacional; Interatividade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006