IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
O ENSINO DE BOTÂNICA E SUAS PRÁTICAS EM XEQUE
Aline Roberta Cabral Reinhold 1
Ana Lara Girardi 1
Elizangela Weber 1
Joseana Stecca Farezim  1
Elisiane Aparecida Fontana 1
Roque Ismael da Costa Güllich 1
(1. Núcleo de Pesquisa em Educação - Faculdade Três de Maio: SETREM)
INTRODUÇÃO:
 

O Ensino de Botânica no Brasil, a partir da análise da Sociedade Botânica do Brasil revela-se de forma mais acentuada como sendo tecnicista e tradicional, constituindo um currículo também tradicional e concepções de ensino e aprendizagem ainda voltadas para um excesso de pragmatismo. Por outro lado, por conta da História da Botânica, o tecnicismo fez com que fossem produzidas muitas e diferentes formas de ensino que podem ser lidas nos resumos dos Congressos Nacionais de Botânica – Sessão de Ensino.

METODOLOGIA:
 Neste sentido pesquisou-se de forma documental os resumos publicados nos CNBs até 2001 e a análise permitiu vislumbrar uma variedade de modos de ensino, com os quais se oficializam as aulas de Botânica em todo o País, desde a educação básica até o ensino superior. Este mapeamento permitiu também verificar o movimento discursivo das teorias, concepções e currículo que norteiam o Ensino de Botânica brasileiro.
RESULTADOS:
 Entre as formas/modos de ensino encontradas na análise se destacam: Jardim Didático; Passeios nos Jardins; Aula Prática a Campo; Aula Prática em Laboratório; Visita ao Herbário; Montagem de Herbário Escolar; Oficinas de Aprendizagem; Aula com Material Botânico; Organização de Jardim Botânico Escolar; Cartilhas; Curso Prático de Sistemática; Roteiros de Atividades; Dramatizações; Avaliação Comentada; Vídeo; Audiovisuais; Web e Novas Tecnologias; Produção de Material Didático.
CONCLUSÕES:
 

Torna-se notório que o aspecto metodologia do ensino é preponderante para a determinação das aprendizagens em Botânica e que estas metodologias apresentadas tornam o ensino mais atrativo. Por outro lado cabe ressaltar que a preocupação excessiva com metodologia faz com que, em detrimento disso, faltem investigações no Brasil sobre os processos de aprendizagem, interação entre os sujeitos da aprendizagem e sobre as perspectivas curriculares deste ensino.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino de Botânica; Metodologia do Ensino; Sociedade Botânica do Brasil.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006