IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
ÍNDICE DE ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS EM UM HOSPITAL DA REGIÃO NOROESTE DO RS.
Juliano Martinelli 1
Elisiane Aparecida Fontana 1
Ana Paula Biensfeld 1
Meridiane Crisitna Sipert 1
Roque Ismael da Costa Güllich 1
(1. Curso de Bacharelado em Enfermagem - Faculdade Três de Maio: SETREM)
INTRODUÇÃO:
 

A demanda dos atendimentos hospitalares além de nos indicar o nível de saúde da população, contribui para a expressão das características quali-quantitativas do serviço prestado. Torna-se assim fundamental o levantamento dos dados pertinentes ao conhecimento da realidade deste serviço. Com este ponto de vista a presente pesquisa tem suas metas direcionadas à observância da demanda que o define.

METODOLOGIA:
 

Foi realizada em um Hospital pertencente à Região Noroeste do RS, a partir da coleta de dados relativos aos atendimentos e índices de prevalência da Urgência e Emergência constadas no serviço ambulatorial referentes ao SUS, nos meses de janeiro a julho de 2003. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem quantitativa e será do tipo documental, fazendo um levantamento estatístico através da analise dos prontuários médicos.

RESULTADOS:
 

Entre os índices observados verificamos que o sexo feminino foi o mais atendido nestes meses. A faixa etária que mais predominou foi entre infanto-adolescentes e adultos. Entre os sintomas observados os de maior encontro foram: vômito, náuseas e dor epigástricas. As medicações mais utilizadas foram: dipirona, plasil, buscopam e solução glicosada 5%.

CONCLUSÕES:
 


É com essa preocupação que vemos a importância de melhorias no serviço ambulatorial, tais como: qualificação em pesquisa profissional, aquisição de novos aparelhos e materiais indispensáveis para o melhor atendimento aos sujeitos que procuram o serviço.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Enfermagem ; Saúde e Pronto Atendicmento; Ambulatório.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006