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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP ou PBL) COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA APLICADA NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2004 A MAIO DE 2005.

Hermes Reis Silva 1
Ivan de Sousa Araújo 1
Milena Lopes de Miranda 1
Camille da Silva Batista 1
Juliana Almeida Brito 1
Cláudia Leal Macedo 1
(1. Departamento de Ciências Naturais / DCN)
INTRODUÇÃO:

            O curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) iniciou-se no mês de agosto de 2004. O método pedagógico adotado (Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP – ou Problem-based Learning – PBL) era inédito para discentes e docentes. Realizou-se este estudo com o objetivo de avaliar, de modo subjetivo, se a aplicação do método ABP nos primeiros nove meses do curso de Medicina da UESB foi exeqüível ao cumprir as principais exigências dos manuais utilizados por professores e alunos.

METODOLOGIA:

            Estudo de corte transversal com aplicação de questionários (ainda não validados previamente) entre professores (n=14) e estudantes (n=30) sobre conceitos na execução da ABP. Foram atribuídas notas de zero a dez que traduziam as impressões positivas e negativas de cada grupo supracitado. Os resultados foram descritos em média aritmética e desvio padrão por conceitos subjetivos. Para cada professor, foram feitos questionamentos específicos sobre atividades curriculares das quais estes participam.

RESULTADOS:

            Foram obtidos os seguintes resultados, para estudantes e professores, respectivamente: Avaliação geral do curso (7,81±0,83) e (7,3±1,39); Laboratório Morfofuncional (8,46±0,99) e (8,38±1,12); Laboratório de fisiologia (zero) e (1,75±2,96); Laboratório de anatomia (4,19±2,31) e (4,76±2,29); Computadores disponíveis (7,21±2,17) e (6,8±1,68); Biblioteca (6,67±1,28) e (6,2±1,85); Contato com a realidade local de saúde (9,14±0,8) e (8,66±2,3); Integração com práticas do PSF/SUS (8,39±1,12) e (8,66±0,57); Incentivo à valorização dos diversos profissionais da área de saúde (8,34±1,06) e (8±1); Interação teoria/prática (7,39±1,46) e (8,2±0,88); Desenvolvimento gradual de complexidades (7,09±1,23) e (7,81±0,98). Para docentes, obteve-se ainda: desempenho dos estudantes (8,2±0,65); e para discentes: Perspectivas de formação (8,28±0,9).

CONCLUSÕES:

            Inferiu-se que o curso apresenta dificuldades em sua estrutura física. A nota zero atribuída ao laboratório de fisiologia pode ser justificada pela inexistência do mesmo. Quanto ao laboratório de anatomia, a baixa pontuação deve-se ao fato de não haver disponibilidade de cadáveres para estudo até então. Por outro lado, a execução dos módulos Habilidades e Atitudes Clínicas I e Programa de Integração Ensino-Serviço-Comunidade I foram bem conceituadas, com destaque a este último.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou PBL); Medicina; UESB.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006