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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional

GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DAS EXPECTATIVAS E REPRESENTAÇÕES DA COMUNIDADE EXTERNA SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA VIDA DA ESCOLA

Cristianne Suellen Ferraz de Souza 1
Ademilson Batista Paes 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa investigou participação de pais (comunidade externa) na gestão da escola, via Colegiado Escolar. A relevância do mesmo se justifica pela exigüidade de pesquisa no tema e na necessidade de desvelar em nossa região, as expectativas e necessidades desse segmento no que diz respeito à gestão e participação nos destinos da escola. O trabalho desvela até certo ponto, as nuanças da participação e interação da comunidade externa com a interna, identifica, também, os temas e situações em que os representantes são convocados a deliberarem, e detecta os critérios e medidas utilizadas pelos representantes ao consultarem suas bases.  

METODOLOGIA:

Inicialmente, realizou-se fundamentação teórica acerca da temática. Num segundo momento, partiu-se para a pesquisa de campo, por meio de questionários semi-estruturados que foram aplicados com os alunos e pais, integrantes dos Colegiados Escolares de sete escolas da rede pública estadual, num total de vinte e oito sujeitos. Por outro lado, utilizou-se de pesquisa documental, analisando as atas dos Colegiados. Também se realizou entrevistas com os diretores das escolas, tendo em vista uma melhor compreensão de como os gestores realizam a interação escola/comunidade.

RESULTADOS:
O resultado aponta que democratização nas instituições escolares de Paranaíba está acontecendo de forma não espontânea, práticas que deveriam ser democráticas estão sendo desenvolvidas de modo indiferente, aparentemente, os sujeitos não reconhecem seus direitos nem sustentam seus deveres. Uma vez que, a democracia no seio da escola ainda não se efetivou de fato. Desvelou-se que mesmo tendo liberdade de expressão, as personagens da escola, muitas vezes se omitem, e apenas concordam com a opinião do diretor, indicando que ainda o vêem como o soberano total do espaço escolar. Os temas discutidos nos colegiados escolares (conselhos) são os mais variados. Todavia o que mais se destaca são os que dizem respeito às estruturas físicas da escola, sendo mais considerados do que os problemas com alunos, e ainda, tendo mais relevância do que as questões ligadas à qualidade do ensino e da aprendizagem, lamentavelmente relegada a segundo plano.
CONCLUSÕES:
Uma verdadeira democratização ainda não existe na realidade das escolas públicas estaduais de Paranaíba/MS, pois a participação só é concreta por meios obrigatórios, e não pela espontaneidade de pais e responsáveis. Ainda se faz necessário uma maior conscientização da população em relação aos seus direitos e deveres como cidadãos e como usuários das escolas. Em síntese, reconhece-se que a participação da comunidade externa nos destinos da escola, ainda é limitada, no entanto, se percebe indícios iniciais para a implantação da democracia nas atividades escolares, caminhando para sua concretização dentro da rede estadual de Paranaíba/MS, sendo, porém, imprevisível detectar quando de fato ela estará plenamente estabelecida no seio escolar.
Instituição de fomento: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/PIBIC/UEMS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Gestão; Comunidade; Participação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006