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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

A ARTE DO TEATRO INSERIDA NA EDUCAÇÃO: O CASO DA E. M. EFANTINA DE QUADROS

Vilma Marques Dutra da Cruz Natal 1
Augusto Franscisco Teixeira 1
Michelli Fernanda de Souza Dan 1
Alaide Pereira Japecanga Aredes 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
INTRODUÇÃO:

O projeto nesta escola surgiu através de uma parceria entre a coordenacao da mesma via a professora Catia Zanata e a Universidade – Uems de Nova Andradina. Para entendermos melhor essa necessidade, precisariamos conhecer um pouco da realidade das criancas. Foi o que fizemos e o resultado nos causou  espanto. O lugar onde a escola está localizado é em uma comunidade de baixa renda, e por esse motivo a exposicão à drogas e a exploração sexual é bem proxima, pois o tempo dessas criancas no período inverso ao da sala da aula é na rua a merce de toda forma de exploracao. Nesse sentido, vimos no teatro a possibilidade de amenizar estes graves problemas. E, ao que parece, o trabalho que realizamos surtiu resultados significativos, ao ponto de não podermos abandonar aquelas crianças. Em virtude disso, o projeto continua.

METODOLOGIA:

Em um primeiro momento deu-se a visita à casa dos alunos interessados em participar do projeto. Neste momento foram observados detalhes que, consideramos importantes para  um bom desenvolvimento dos trabalhos, como por exemplo a participaçao dos pais no projeto, afinal eles são os grandes incentivadores de seus filhos, o local onde essas criancas estavam e  a sua estrutura familiar. O trabalho iniciou-se efetivamente com estratégias de apresentação e postura de palco. Neste trabalho, foram solicitados a eles que criassem peças e interpretassem, sempre com  a orientação do bolsista. Todas estas apresentações e preparações são úteis para a escola e para a comunidade. A comunidade através de parcerias forneceu-nos o uniforme que estas crianças utilizam para se identificar como alunos da Escola e participantes do projeto.

RESULTADOS:

O primeiro lugar onde se pode perceber os resultados foi no próprio grupo, com alunos mais observadores e abertos ao diálogo. Em um segundo momento, o resultado na sala de aula surgiu com muito mais intensidade. Os alunos eram desmotivados e não viam na escola nada mais que uma obrigacão, hoje esta visão deles é contrária. A grande maioria quer terminar o Ensino fundamental e dar início ao ensino médio para poder ter acesso a outras culturas e poderem ter uma liberdade maior. Na comunidade a maioria das crianças terminam o Ensino Fundamental e partem para o mercado de trabalho. Com o projeto, essas concepções de incapacidades são desmentidas e os alunos são estimulados o tempo todo a demonstrarem realmente o que desejam para seu futuro. Atravez da participacão dentro do projeto, os alunos percebem o quando sao importates dentro de sua comunidade e passam a ser percebidos pela comunidade. Em entrevista aos pais, o projeto se mostrou muito util para o desenvolvimento das famílias. Dentro de casa, na maioria dos entrevistados a convivencia familiar melhorou consideravelmente e as expectativas em relacao ao futuro também. Vamos observar a entrevista abaixo.

CONCLUSÕES:

Um problema constatado é que a maioria dos pais não possue uma situação financeira estável e por isso não possue residencia fixa, assim, tivemos alunos que deixaram o grupo para acompanhar seus pais em mudanças para outra cidade ou para fazendas.  O critério utilizado para substituição destes é ser aluno da escola e ter interesse em participar, observando o interesse da Escola em ter esse aluno no projeto. Assim o projeto até o momento caminha alcançando os objetivos esperados. Para a Escola, de acordo com a Diretora, o projeto rem sido bastante útil e para a comunidade, de acordo com as entrevistas feitas com os pais recentemente, o trabalho que realizamos tem mostrado que é possível alcançar grandes exitos com alunos da comunidade de baixa renda.

Instituição de fomento: Pibex
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Teatro; Escola Publica; Cultura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006