IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

ANÁLISE DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Gabriel Falcetti Esteca 1
Eduardo Martins Spina 1
Rodrigo Filev Maia 1
(1. Universidade de São Paulo / USP)
INTRODUÇÃO:
O mercado de dispositivos móveis tem crescido vertiginosamente, principalmente nos últimos anos. Atualmente o Brasil conta com aproximadamente 80 milhões de celulares. A quantidade de funcionalidades contidas nestes dispositivos também aumentou e acessar a Internet e fazer download de arquivos a partir de um celular já se tornou uma tarefa simples de ser executada para muitos usuários. Isso motiva a pesquisa e o desenvolvimento de aplicações que visem melhorar a qualidade dos serviços disponíveis para dispositivos móveis para que tanto usuário quanto provedora de serviços sejam beneficiados.

     A maioria dos celulares novos vêm “com JAVA”, o que quer dizer que eles possuem uma Máquina Virtual JAVA que os permite rodar aplicativos escritos nesta linguagem. Embora a maioria das aplicações atuais se limite a jogos sem conectividade, a plataforma JAVA para dispositivos móveis – J2ME – possui características muito boas para aplicações mais sérias em rede com facilidade de desenvolvimento e segurança. Estas características representam um grande potencial que está começando a ser explorado, embora essa tecnologia ainda não esteja popularizada.

METODOLOGIA:
Para fazer a análise mencionada foi desenvolvida uma aplicação-teste utilizando a plataforma J2ME, onde cada método de comunicação foi testado de maneira igual, proporcionando uma maneira de quantificar o desempenho das mesmas.

     Os parâmetros analisados foram: tempo de implementação, dificuldade de desenvolvimento, flexibilidade (capacidade de abranger vários serviços) e usabilidade (percepção do usuário com relação à tecnologia).

     Para fazer os testes foi montado um servidor rodando o container Apache Tomcat, que disponibilizava o serviço de HTTP [1], contendo as interfaces necessárias para as três tecnologias de comunicação que foram analisadas: Conexão direta via HTTP, Conexão via Proxy e Conexão via Web-Services

RESULTADOS:
Houve uma grande dificuldade na implementação do software utilizando Web-Services. Isso ocorreu devido à ferramenta utilizada para processar as mensagens SOAP, denominada KSOAP2, ter uma documentação restrita em termos de conteúdo e quase inexistente. Embora, a princípio, não haja a necessidade de modificação de um Web-Service pré-existente para adequação a dispositivos móveis, existe o problema de diferentes padrões para o arquivo WSDL (Web Service Description Language) que descreve como as mensagens SOAP devem ser codificadas. Os cinco principais padrões são: RPC (Remote Procedure Call)/Encoded, RPC/literal, Document/encoded, Document/literal e Document/literal wrapped [2].

     A plataforma J2ME atualmente suporta somente o formato Document/literal, que, freqüentemente, não é o formato utilizado nos servidores já existentes, então, é possível que ainda haja a necessidade de alteração do servidor. Além disso, o desempenho do método deixa a desejar, uma vez que é despendido muito do poder de processamento do dispositivo, já escasso [3], no tratamento das mensagens SOAP.

     A conexão direta ocorreu sem problemas, sendo implementada de forma simples e conveniente ao programador. Uma desvantagem encontrada é a necessidade de uma interface específica para os dispositivos móveis, já que os serviços disponibilizados atualmente almejam principalmente computadores Desktop.

     A utilização de um Proxy para intermediar a conexão foi a solução que melhor se apresentou quanto aos parâmetros analisados. Embora seja de implementação um pouco mais complexa se comparada à conexão direta HTTP, visto que há a necessidade de um servidor intermediário, existe uma flexibilidade provida pela possibilidade de adaptação de serviços no próprio Proxy, disponibilizando para o mercado de dispositivos móveis os serviços destinados a computadores pessoais (Desktops) sem a necessidade de novas interfaces.

CONCLUSÕES:
Para que a utilização de Web-Services se torne viável são necessárias ferramentas melhores para o desenvolvimento de software e de dispositivos com maior capacidade de processamento (desconsiderando-se neste ponto os PDAs atuais mais sofisticados). A conexão através de um Proxy é a evolução natural da conexão direta, uma vez que com um Proxy configurado corretamente é possível adaptar qualquer serviço destinado a computadores Desktop. Este método leva mais serviços aos usuários de dispositivos móveis e ao mesmo tempo apresenta baixo custo, atendendo as provedoras de serviço.

     Esse baixo custo vem do fato de não haver necessidade do desenvolvimento de uma nova interface, que acaba sendo um sistema completamente diferente, para um serviço já existente. Dessa forma uma empresa que já disponibiliza seu serviço na Internet poderá atingir um novo mercado, que já conta com muitos usuários e tem grande potencial de crescimento, sem muitos investimentos.

Instituição de fomento: Fundação para a Universidade de São Paulo / FUSP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Mobilidade; Plataforma J2EE; Proxy.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006