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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PASSA PELA QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS: O MAL ESTAR DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE IVINHEMA.

Ivonete dos Santos 1
Alaíde Pereira Japecanga Aredes 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
INTRODUÇÃO:

As investigações sobre como andam as relações de trabalho e nas escolas públicas de Ivinhema, apontam que existe um mal-estar docente que está influenciado diretamente na saúde dos professores, prejudicando, desse modo, a qualidade de ensino ministrado. Tal realidade não dá mais para ser negada. Sendo assim, objetivou-se com este estudo, investigar as causas do mal-estar docente, bem como apontar as possíveis soluções para os problemas. Almejou-se ainda, fazer um minucioso levantamento sobre as licenças médicas que têm ocorrido nos últimos anos, entrevistando professores que abandonaram a profissão docente, a fim de descobrir o porquê do stress, dos desapontamentos, dos conflitos com a escola, bem como esclarecer e informar os estados fisiológicos nos campos do stress e do Burnout, para que se possa reconhecê-los e diferenciá-los, já que a maioria das pessoas ou confunde stress com Burnout, ou simplesmente não compreendem bem o assunto. O nome Burnout, que significa “consumir-se em chamas”, é um tipo especial de stress ocupacional, caracterizando-se por profundo sentimento de exaustão em relação ao trabalho que o indivíduo desempenha.

METODOLOGIA:
Além de entrevistas diretas, foi pedido para alguns professores, um relato escrito de sua história na escola pública, com o intuito de deixá-lo à vontade para dizer tudo o que pensa em relação a esse espaço.
RESULTADOS:

O resultado foi o surgimento da síndrome de Burnout, em conjunto com o stress elevado, infelizmente uma realidade nas escolas públicas de Ivinhema. O burnout e o stress têm sido vistos de maneira familiar pelas escolas da cidade. Apatia, depressão, tensão, fadiga, nervosismo, dificuldade em descansar e dor nas costas são alguns dos sintomas próprios da síndrome de burnout, e que cada vez mais vem se tornando um problema que afeta os professores de todo o mundo. E tudo isso pode ocasionar a falência da educação pública. Só para se ter uma idéia quando perguntamos aos professores em relação às relações de trabalho com colegas, funcionários, e sobre o trabalho em si para o professor 11,42% enfrentam o trabalho de modo saudável, 74,28% estão com dificuldades de relacionamento e 14,28% apontam que são necessárias mudanças de comportamento diante do trabalho e da vida.

CONCLUSÕES:
Com base nestes resultados, podemos afirmar que não há como negar que o stress atua na grande maioria dos professores das escolas de Ivinhema e dos vários problemas as relações de trabalho é a que desencadeia mais para o problema em questão. Segundo Lipp (2002), muitos professores deixam a profissão por não conseguirem lidar com tais fatores estressantes, e os que conseguem permanecer, só o fazem porque contam os dias para chegar os fins de semana, férias para finalmente chegarem à aposentadoria. O professor tem o direito de viver bem em casa, com a família e no trabalho. Mas isso só será possível se ele separar os dois mundos pelo menos por alguns instantes.
Instituição de fomento: UEMS - PIBIX
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Relações de trabalho; mal-estar; educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006