IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva

PERCEPÇÃO DE GESTANTES SOBRE OS CUIDADOS CONSIGO MESMA E COM O BEBÊ: o que mudou nos últimos anos.

Adreildo Neves de Almeida Santos 1
Regina Coeli Lopes Soares 1
Fátima Maria de Araújo 1
Katyane Soares de Almeida Jales 1
Iris do Céu Clara Costa 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
INTRODUÇÃO:

A gravidez é um momento ímpar na vida da mulher onde ocorrem profundas mudanças em todo seu ser. Neste período a mulher é muito mais sensível e receptiva a informações e conhecimentos relacionados ao futuro filho, sendo por isso o período pré-natal um momento ideal para o trabalho de educação em saúde.

METODOLOGIA:
No presente estudo foram entrevistadas 102 gestantes com idade entre 13 e 41 anos de nível cultural baixo, cadastradas no pré-natal do Centro de Saúde Reprodutiva da Mulher, pertencente à Secretaria de Saúde do Estado, na cidade de Mossoró-RN. Foram abordadas questões sobre a importância da saúde bucal, orientações recebidas sobre a limpeza da boca e a fonte dessas informações, importância da amamentação, importância sobre limpar ou não a boca do bebê e quais as prováveis causas da cárie.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que a percepção delas sobre o auto-cuidado e com relação à saúde oral de seu bebê está em níveis considerados satisfatórios, pois 83,33% receberam orientações sobre os cuidados com a própria saúde bucal e a do filho que vai nascer; 97% acham que devem limpar a boca do bebê e a maioria têm consciência da importância da amamentação.
CONCLUSÕES:
Podemos constatar que, apesar das gestantes entrevistadas possuírem baixo grau de escolaridade, o fato das mesmas terem acesso a serviços de saúde e, desta forma receberem orientação adequada em relação a aspectos educativos e preventivos em saúde bucal, faz com que seu grau de percepção sobre saúde bucal esteja em níveis considerados satisfatórios.  Isto sinaliza que a educação em saúde nessa fase trará uma reação positiva para a saúde da gestante e da sua família.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Gestante; Atenção precoce; Educação para a saúde.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006