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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
O BONITO E O FEIO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS
Renata Marinho 1
(1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho proponho uma reflexão sobre as identidades e a diferença corporificadas nos livros didáticos de ciências. Defendo que os padrões estéticos apresentados produzem processos de identificações onde dualidades simbólicas estão em conflito. Num momento em que as políticas de identidades são afetadas pelas inconstâncias da contemporaneidade (Macedo, 2005), torna-se importante discutir sobre essas questões na educação.  
METODOLOGIA:
Aqui, o currículo é entendido como um processo cultural, dinâmico e como um entre - lugar identitário. Em certos momentos, ele define, orienta, indica, em outros é desconstruído, rejeitado, transgredido, negociado. Investigo nos livros didáticos de ciências utilizados no Ensino Fundamental, as perspectivas identitárias / diferenças  em congelamento histórico - nas imagens. Proponho problematizar os modelos de normalidade versus anomarlidade, beleza versus feúra, intelectualidade, saúde, profissão, , etc, estabelecido pela cultura iluminista. A idéia de naturalização das questões sociais prejudica a compreensão de que a educação e o currículo constituem-se como campos de negociação constante pela defesa dos interesses e também pela afirmação dos direitos sociais. A noção da cultura articulada ao ensino de ciências tem como objetivo uma pedagogia que promova a reflexão sobre o mundo na tentativa de superar a dicotomização “eu” versus “outro”, as classificações e as hierarquizações entre os seres humanos.
RESULTADOS:
O olhar da ciência, assim, é entendido como um dos olhares possíveis As dualidades estéticas – o que é bonito, o que é feio – tornam-se questões superadas. O que há posto são, ambigüidades, inter-relações, hibridizações das identidades, diferenças.
CONCLUSÕES:
Nas palavras de Silva (2005), o ser humano que cabe na educação da ciência deveria “responder à sua corporeidade, à sua cultura, que o definiu... sob o signo da diferença que nos constitui na condição de homens e de mulheres plurais” (p. 150). Esse é um desafio da educação em tempos pós-coloniais.
Instituição de fomento: CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: CURRÍCULO DE CIENCIAS; DIFERENÇA; CULTURA.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006