IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia

BIOLOGIA REPRODUTIVA DE Mesonauta festivus (PERCIFORMES, CICHLIDAE), EM UMA LAGOA MARGINAL DO RIO TAQUARI, MS.

Daniel Dantas Wildner 1
Júlio César de Oliveira Santana 1
Priscila Gusmão Pompiani 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- Unidade Universitária de Coxim-)
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que na maioria dos peixes teleósteos, a reprodução ocorre de forma cíclica, ajustada aos fatores ambientais e/ ou sazonais. Por isso, este trabalho tem como objetivo analisar as modificações de caráter morfológico (macroscópico e microscópico), para caracterizar a biologia reprodutiva de Mesonauta festivus.
METODOLOGIA:
Foram realizadas coletas mensais, no período de 12 meses, em uma lagoa marginal do Rio Taquari, município de Coxim, MS. Foram utilizadas redes de espera de diferentes malhas (1,5 a 5,0 cm entre-nós adjacentes), durante um período de 12 horas. Esse acompanhamento consta da análise macroscópica das gônadas, com o objetivo de determinar o estádio de maturação, época e tipo de desova; a contagem de ovócitos para determinar o índice de fecundidade e a análise histológica das gônadas, com o objetivo de determinar as fases do desenvolvimento das células germinativas femininas. Para a análise histológica, as gônadas foram processadas para inclusão em historesina e coradas com Hematoxilina/Eosina.
RESULTADOS:

O período reprodutivo de Mesonauta festivus ocorre entre os meses de setembro a dezembro, sendo o mês de dezembro o mês onde há maior predominância de indivíduos maduros. Apresenta desova total, sendo que a cada período apenas um lote de ovócitos é eliminado, com desenvolvimento ovocitário sincrônico em dois grupos, onde a cada período de reprodução evidenciaram-se dois lotes de ovócitos dentro dos ovários. Durante o ciclo ovariano de Mesonauta festivus, observou-se ovócitos em distintas fases de desenvolvimento: fase de alvéolo cortical, fase vitelogênica, fase de maturação final. A espécie em estudo possui uma fecundidade média de aproximadamente 245 ovócitos por período reprodutivo.

CONCLUSÕES:

Mesonauta festivus se enquadra entre os peixes que possuem desova total, não realiza extensas migrações reprodutivas e oferecem cuidado com a prole, características estas que representam peixes com baixo índice de fecundidade.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: reprodução; Mesonauta festivus; Rio Taquari.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006