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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
O TEATRO DECLAMADO DOS LETRADOS E A PRESENÇA DE METASTÁSIO NOS PALCOS DAS CASAS DE ÓPERA
Tainá Vianna do Amaral Barbosa  1
Evelyn Furquim Werneck Lima 1
(1. UNIRIO/CLA - CENTRO DE LETRAS E ARTES/DEPARTAMENTO DE TEORIA DO TEATRO)
INTRODUÇÃO:

É comum vermos muitos historiadores afirmarem que houve um “vazio” de dois séculos (XVII e XVIII) na história do teatro brasileiro. Isso se dá pela escassez de documentações históricas que nos atestem que de fato houve neste período uma produção dramatúrgica de autores brasileiros. No entanto, sabemos que os séculos XVII e XVIII foram muito pródigos em manifestações teatrais, estivessem estas ligadas ao teatro jesuítico da catequese ou às festas populares e comemorações solenes.

            No que concerne ao século XVIII, existem relatos de viajantes estrangeiros que ao passarem por terras brasileiras puderam assistir às representações de diversos textos europeus, em especial na segunda metade do século, com o advento das “casa de óperas”, que tornou o teatro uma atividade regular. Contamos também com alguns estudos que falam de poetas e escritores brasileiros que se dedicaram à escrita teatral.

METODOLOGIA:

Pesquisar nos arquivos do Gabinete Português de Leitura, FUNARTE, IPHN, Biblioteca Nacional, Arquivo Público Mineiro, Arquivo Nacional, Instituto Histórico Geográfico do Brasil, casa de Contos de Ouro Preto, Museu do Ouro em Sabará e Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural informações sobre e a produção de textos teatrais dos poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, e suas possíveis representações nos palcos brasileiros.

No Instituto Italiano de Cultura, nos relatos de viajantes e nos levantamentos realizados pela Profa Evelyn Furquim W. Lima na Bibliothèque des Arts du Spectacle (Ver Relatório Técnico Pós-Doutoral CAPES /Paris X), investigar a totalidade de peças que compõe a obra teatral de Pietro Metastásio, inclusive aquelas traduzidas por Cláudio Manuel da Costa, como eram realizadas e o impacto que suas representações causavam sobre o público leigo e letrado do Brasil.

RESULTADOS:

            Salientou-se o estreitamento entre Cláudio Manuel e a linguagem teatral devido ao seu contato e participação nas Arcádias portuguesa e italiana que possuíam, entre seus mestres e modelos, homens que se dedicaram à escrita - entre eles o Abade Pietro Metastásio. Descobriu-se também que, em documento datado de 1759, o próprio poeta afirmou ter em seu acervo obras dramáticas que já haviam sido representadas em palcos do Brasil.

Passando para um estudo das obras que sobreviveram ao tempo do próprio poeta mineiro, obteve-se mais evidências da relação entre Cláudio e a escrita dramatúrgica. Em leitura de seu poema “Vila Rica” encontrou-se determinados usos de linguagem que se aproximam da escrita teatral. Localizamos também éclogas e cantatas escritas sobre a forma de textos teatrais, com divisão de falas entre personagens claramente determinados, ausência de narrador e, inclusive, a presença de coro, características que, de acordo com a teoria literária de Peter Szondi e desenvolvida também por Anatol Rosenfeld, determinam um texto dramático.

Conseguiu-se uma lista completa da totalidade da obra de Metastásio com as datas em que foram escritas pelo autor. Descobriu-se uma série de datas e ocasiões em que os textos deste libretista foram representados, tanto na Europa quanto no Brasil. Dessa forma, foi possível a constituição de uma tabela sinótica que expõe paralelamente as datas de criação das obras, as representações ocorridas na Europa e as representações que se deram no Brasil, inclusive dos textos que foram traduzidos por Cláudio Manuel da Costa.

Através de um estudo da correspondência de Metastásio foi localizada uma carta enviada por Basílio da Gama, em 1770 ao Abade, na qual o escritor brasileiro atesta sua profunda admiração pela obra do escritor italiano e enfatiza a grande receptividade desta entre as diversas camadas sociais no Brasil.

Estudando as “Cartas Chilenas” de Tomás Antônio Gonzaga como um documento histórico verificou-se algumas menções sobre o conhecimento das atividades teatrais no Brasil do século XVIII.

CONCLUSÕES:

           O presente estudo trouxe à luz fatos que atestam que o Brasil setecentista vivia uma atividade teatral intensa devido ao seu contato com as representações européias que chegavam aos palcos nacionais causando profundo impacto sobre o público e as produções de letrados brasileiros que, influenciados pelos movimentos europeus, procuraram fundar no Brasil uma atividade teatral regular.

Paralelamente à pesquisa implicada por este subprojeto, estou colaborando com a Profa Evelyn Furquim Werneck Lima na elaboração do roteiro do vídeo sobre o projeto geral.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História cultural; Teatro; Dramaturgia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006