IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 1. Anatomia Animal

APLICAÇÃO DE 2-(2’-hidroxifenil)BENZAZOLAS COMO FLUOROCROMOS PARA AVALIAÇÃO DE PADRÕES ANATÔMICOS DE VASCULARIZAÇÃO: PARTE 2. VASCULARIZAÇÃO INTESTINAL.

Manuela Dal Forno 1
Leda Maria Bartholdy 1
Luciane Gobbi 1
Manoel Brandes Nazer 1
Léo Kraether Neto 2
Valeriano Corbelini 3
(1. Departamento de Biologia e Farmácia - UNISC; 2. Departamento de Enfermagem e Odonto - UNISC; 3. Departamento de Química e Física - UNISC)
INTRODUÇÃO:

 A técnica de fluorimetria laparoscópica vem sendo utilizada em uma extensa variedade de situações clínico-cirúrgicas buscando avaliar diferentes padrões de vascularização tecidual. É um método confiável para avaliação da viabilidade intestinal no trans-operatório, sendo considerado seguro, de baixo custo, fácil aplicação e interpretação. Entretanto, algumas substâncias apresentam toxicidade, como a Rodamina. Neste sentido o objetivo principal deste projeto é avaliar novos fluorocromos com base 2-(2’-Hidroxifenil)benzazolas e que apresentam as características destes tipos de compostos, excluindo-se a toxicidade.

METODOLOGIA:
 Todos esses compostos são sintetizados no laboratório de química e perfundidos no sistema vascular dos animais experimentais (ratos Wistar), através de técnicas como a punsão cardíaca e cateterização da artéria aorta descendente (aorta abdominal). Após o procedimento de perfusão, são retiradas porções intestinais para realização de histotécnica. A metodologia aplicada atualmente é um dos resultados obtidos, já que foi muito modificada desde a técnica inicial.
RESULTADOS:
 Dois fluorocromos foram testados: HAMBO e HFTBO, ambos apresentaram maior visibilidade nos casos onde era realizada a lavagem com soro. HAMBO apresentou coloração mais intensa que HFTBO, e este apresentou maior número de óbitos nos animais, possibilitando sugerirmos que possui menor biocompatibilidade que HAMBO. A coloração dos fluorocromos sob luz UV, com aplicação de 10 mL era fraca, e boa com a aplicação de 20 mL dos mesmos.
CONCLUSÕES:
 As lâminas histológicas analisadas até o momento não apresentam nenhum tipo de anormalidade, sendo base de comparação lâminas de animais sem corantes perfundidos.
Instituição de fomento: até julho/05 FAPERGS, até 12/05 PUIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Benzazolas; Perfusão intestinal; Vascularização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006