IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
Representações do moderno: A modernidade n' A República. Natal: 1920-1940.
Hemeter Heberton Damasceno de Morais 1
Raimundo Alencar P. Arrais 1, 2
(1. Departamento de História - Univerisdade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN; 2. Orientador)
INTRODUÇÃO:

Este estudo procura analisar como são representadas as ideías de modernidade veiculadas nas matérias do jornal A República, um dos principais periódicos em circulação no estado do Rio Grande do Norte durante a Primeira República, detendo-nos especialmente em colunas fixas, de figuras políticas conhecidas no estado, como Cristovão Buarque. Analisamos também algumas outras passagens, de matérias veiculadas sem regularidade, mas cujos autores também expressam idéias consideradas modernas (conceito que discutimos ao longo do trabalho).

 

METODOLOGIA:
Para analisar a idéia de modernidade no trabalho, nos valemos da análise das fontes, mediante interpretações de modernidade variadas, dado o próprio caráter multifacetado deste conceito. A análise qualitativa dos dados recolhidos, não só nos jornais como também em documentos oficiais do governo, estão baseadas na idéia de Representação, desenvolvida por Roger Chatier e no conceito de "destruição criativa", trabalhada por David Harvey, em estudo sobre a modernidade.
RESULTADOS:
Esta pesquisa gerou alguns frutos, como uma monografia com mesmo título, e a adequação as linhas de pesquisa da base de história da UFRN, em conjunto com trabalho de outros professores. Além disso, este trabalho recebeu um prêmio de destaque no CIC (congresso de iniciação científica da UFRN) em 2005 e os dados recolhidos auxiliram na publicação de estudos sobre urbanismo em Natal.
CONCLUSÕES:

Nosso trabalho, embora tenha se consolidado numa monografia de conclusão de curso e também contribuindo para a publicação de algumas obras, está longe de definir conclusões precisas. O estudo da modernidade por si só é complicado, dada a complexidade do tema; Em Natal, esta dificuldade aumenta, dados os escassos recursos e a os problemas decorrentes da pesquisa. Contudo, nossas breves conclusões serão discutidas ao longo do trabalho.

Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Modernidade; Natal; Representação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006