IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
QUANTIFICAÇÃO DE BIOMASSA E DO ESTOQUE DE CARBONO EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA
Alvaro Felipe Valerio 1
Raul Silvestre 1
Robi Tabolka dos Santos 3
Henrique Soares Koheler 2
Luciano Farinha Watzlawick 1
(1. UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste; 2. UFPR - Universidade Federal do Paraná; 3. UFCG - Universidade Federal de Campina Grande )
INTRODUÇÃO:
O objetivo desta pesquisa foi a Quantificação da Biomassa e do Estoque de Carbono em área de Mata Atântica (Floresta Ombrófila Densa), localizada nos municípios de Apiúna e Presidente Nereu Ramos, no Estado de Santa Catarina, pertencentes a Companhia Hemmer Indústria e Comércio.
METODOLOGIA:
A área de estudo é de 3.324 hectares, deste total possui cobertura florestal em 2.425 hectares os quais eram áreas de solo exposto na década de 80, pois a mesma havia sido extensivamente explorada para a produção de carvão vegetal. Na primeira etapa da projeto foram inventariadas 48 amostras de     2700 m2 onde todos os indivíduos com diâmetro a altura do peito (1,30 metros do solo - DAP) acima de 10 cm foram medidos e identificados. Na segunda etapa, baseado nos resultados advindos do inventário florestal, 219 árvores foram abatidas, mensuradas e pesadas em toda sua parte aérea para a determinação de sua biomassa e dos teores de carbono.
RESULTADOS:
A biomassa seca total média estimada foi de 141,4 Mg.ha-1, com 470.017 Mg para a área total. O carbono armazenado em toda área foi 197.188 Mg, com uma média de 59,3 Mg.ha-1. O erro amostral do inventário florestal, tanto para as estimativas de volumes como para a biomassa seca e para o estoque de carbono, variou entre 8,30% a 9,19%, o que atesta que a intensidade de amostragem realizada (48 amostras) foi plenamente satisfatória para a obtenção de estimativas com menos do que 10% de erro para a média, com uma probabilidade de 95%.
CONCLUSÕES:

Conclui-se a partir dos resultados obtidos que a Mata Atlântica possui um grande potencial para implementação de projetos de fixação de carbono, principalmente em projetos de recuperação de áreas de degradadas.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: QUANTIFICAÇÃO DE CARBONO; BIOMASSA; MATA ATLÂNTICA.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006