IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
ENCONTROS COM A POESIA - XII MÓDULO
Ana Luiza Martins 1
Fabiano Felten de Andrade 1
Norberto Perkoski 1
(1. Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC)
INTRODUÇÃO:

Os Encontros com a Poesia constituem uma atividade na qual o público interage a partir da leitura de textos poéticos de autores modernistas e contemporâneos, predominantemente do sistema literário brasileiro. Divididos em módulos semestrais, geralmente constituídos por dez encontros, são organizados pelo Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos, na Universidade de Santa Cruz do Sul. O principal objetivo é propiciar aos amantes do poético um local de encontro para a leitura, a fruição e o diálogo acerca de poemas. Este trabalho baseia-se no XII Módulo, ocorrido de setembro a novembro de 2005.

METODOLOGIA:

Neste XII Módulo, buscou-se inter-relacionar a fruição do texto poético com pressupostos teóricos, especialmente os do fenomenólogo francês Gaston Bachelard acerca da "repercussão-ressonância", "devaneio" e "imaginação criadora", do antropólogo francês Gilbert Durand acerca do "imaginário" e os do neurocientista Iván Izquierdo relacionados às articulações entre memória e emoção. Assim, com base nesses pressupostos, foram eleitos dez temas, constituindo dez encontros: "Memórias de viagens", "Mistérios", "Humor", "Memórias amorosas", "O repouso", "Memórias da infância", "A incerteza", "Praia", "Intuição" e "Letras poéticas da canção brasileira". Para cada um dos nove primeiros temas, foram selecionados nove poemas e uma canção da música popular brasileira. Para o último encontro, elaborou-se uma coletânea de oito canções, cujas letras poéticas vinculavam-se ao tema "Memória e devaneio". Para a realização de cada encontro, foram mantidos os procedimentos metodológicos dos módulos anteriores, divididos em três momentos: primeiramente, os participantes recebiam a coletânea de poemas e realizavam uma leitura silenciosa; em seguida, eram convidados, cada um, a ler em voz alta um poema que os havia cativado e a ouvir a canção; finalmente, oportunizava-se a verbalização das ressonâncias. No último encontro, os participantes primeiramente ouviram as canções selecionadas e, em seguida, comentaram as imagens que os sensibilizaram ou associaram as letras a situações, projeções e reflexões existenciais.

RESULTADOS:

Por meio de uma apreensão outra, a apreensão sensível, os participantes dos Encontros com a Poesia puderam (re)criar a realidade na qual estão inseridos, através do poder poético deflagrado pelos textos, conforme observa Bachelard e, assim, transformar aspectos do mundo e de suas próprias vidas para melhor, consoante declaram Durand e Izquierdo. Dessa forma, os participantes ora recordavam-se, com um novo olhar, de um passado vivido ou imaginado, ora projetavam outros tipos de situações existenciais, ora concebiam uma nova visão de mundo, atingidos pelas potencialidades de encantamento das imagens poéticas.

CONCLUSÕES:

A imaginação potencializa a criatividade. Entretanto, convém acrescentar não somente as criações, mas também as recriações da realidade, cuja finalidade, mesmo que inconsciente, é, na concepção de Gilbert Durand, transformar o mundo num lugar melhor, transcender uma infelicidade existencial pela força criativa da imaginação. Na busca por essa transcendência, os seres humanos podem, inclusive, falsificar memórias e, assim, recriar uma realidade vivida. Esta falsificação das memórias que, segundo Iván Izquierdo, é, entre outras coisas, uma defesa ante as decepções da vida, nada mais é que uma confirmação de que, seja através da imaginação, do devaneio ou da memória, os seres humanos estão constantemente recriando a realidade que os circundam com o objetivo de melhorá-la. Por essa razão, a interação da poesia com o imaginário demonstrou ser um reforço para o ser humano suplantar o turbilhão de informações que circunda seu cotidiano hiperativo.

Instituição de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul / FAPERGS; Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Encontros com a Poesia; Gaston Bachelard; Iván Izquierdo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006