IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
ENCONTROS COM A POESIA - XI MÓDULO
Fabiano Felten de Andrade 1
Ana Luiza Martins 1
Norberto Perkoski 1
(1. Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC)
INTRODUÇÃO:
Os Encontros com a Poesia constituem uma atividade na qual o público interage a partir da leitura de textos poéticos de autores modernistas e contemporâneos, predominantemente do sistema literário brasileiro. Divididos em módulos semestrais, geralmente constituídos por dez encontros, são organizados pelo Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos, na Universidade de Santa Cruz do Sul. O principal objetivo é propiciar aos amantes do poético um local de encontro para a leitura, a fruição e o diálogo acerca de poemas. Este trabalho baseia-se no XI Módulo, ocorrido de março a junho de 2005.
METODOLOGIA:
Neste XI Módulo, buscou-se inter-relacionar a fruição do texto poético com pressupostos teóricos, especialmente os do fenomenólogo francês Gaston Bachelard acerca da "repercussão-ressonância", "devaneio" e "imaginação criadora", e os do antropólogo francês Gilbert Durand, discípulo de Bachelard, acerca do "imaginário". Assim, com base nesses pressupostos, foram eleitos dez temas, constituindo dez encontros: "Metamorfoses", "A música", "O bem", "O mal", "Filhos", "Adolescência", "Mitologia", "A intimidade", "Símbolos" e "Letras poéticas da canção brasileira". Para cada um dos nove primeiros temas, foram selecionados nove poemas e uma canção da música popular brasileira. Para o último encontro, elaborou-se uma coletânea de oito canções, cujas letras poéticas vinculavam-se à temática "Memória". Para a realização de cada encontro, foram mantidos os procedimentos metodológicos dos módulos anteriores, divididos em três momentos: primeiramente, os participantes recebiam a coletânea de poemas e realizavam uma leitura silenciosa; em seguida, eram convidados, cada um, a ler em voz alta um poema que os havia cativado e a ouvir a canção; finalmente, oportunizava-se a verbalização das ressonâncias. No último encontro, os participantes primeiramente ouviram as canções selecionadas e, em seguida, comentaram as imagens que os sensibilizaram ou associaram as letras a situações, projeções e reflexões existenciais.
RESULTADOS:
Por meio de uma apreensão outra, a apreensão sensível, os participantes dos Encontros com a Poesia puderam (re)criar a realidade na qual estão inseridos, através do poder poético deflagrado pelos textos, conforme declara Bachelard e, assim, transformar o mundo, ou pelo menos aspectos do mundo, como os que se relacionam com as emoções, em um lugar melhor, consoante o posicionamento de Durand. Dessa forma, os participantes ora recordavam-se de um passado vivido ou imaginado, ora projetavam outros tipos de situações existenciais, ora concebiam uma nova visão de mundo, atingidos pelas potencialidades de encantamento das imagens poéticas.
CONCLUSÕES:
A interação da poesia com o imaginário, através da aplicação prática dos pressupostos teóricos de Bachelard, resultou ser um reforço para o ser humano suplantar o turbilhão de informações que o circunda. Uma interação que ocorre a partir da fruição prazerosa de textos poéticos pode, como quer Bachelard, provocar nos seres a alegria de manifestar emoções, não apenas individualmente, mas em conjunto, deixando-se levar pelo maravilhamento poético. Dessa forma, o contato com a poesia engendra um novo tipo de conhecimento, que ultrapassa a racionalidade e que liberta os seres da hiperatividade.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul / FAPERGS; Universidade de Santa Cruz do Sul / UNISC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Encontros com a Poesia; Gaston Bachelard; Gilbert Durand.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006