IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

ESTUDO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CÁDMIO, COBALTO, COBRE, CROMO E NÍQUEL EM LEUCENA (Leucaena leucocephala).

Valfredo Azevedo Lemos  1
Anaildes Lago de Carvalho  1
Débora de Andrade Santana  1
Douglas Gonçalves da Silva  1
(1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / UESB)
INTRODUÇÃO:
Materiais utilizados em métodos de separação devem possuir características especiais, como alta capacidade de sorção, fácil obtenção e baixo custo. Baseado neste fato, sorventes naturais têm recebido atenção especial, para utilização em sistemas de separação e pré-concentração. A leucena (Leucaena leucocephala) é uma planta arbustiva originária da América Central e atualmente disseminada por toda região tropical, devido às suas múltiplas formas de utilização (forragem, produção de madeira, carvão vegetal, adubação verde, sombreamento, quebra-vento e cerca-viva). Devido as suas características forrageiras, o seu uso na alimentação animal é talvez o aspecto mais importante na atualidade. Este trabalho envolve estudos sobre a extração de cátions metálicos pela leucena. O objetivo deste trabalho é o estudo da sorção de metais pela leucena, prevendo as possibilidades do uso desta planta em descontaminação ambiental.
METODOLOGIA:

Foi estudada a influência de algumas variáveis na extração, tais como pH, tempo de agitação, temperatura, quantidade de sorvente, volume de solução, tipo de solução-tampão, entre outras. A dosagem dos metais foi realizada através de detecção por Espectrometria de Absorção Atômica com chama (FAAS). A casca da vagem da leucena foi lavada com água desionizada, triturada, seca e peneirada. Uma quantidade do sorvente tratado foi adicionada a frasco plástico contendo solução de metal a pH apropriado. Então, promove-se a agitação, separam-se as fases por filtração, e determina-se o metal residual na solução por FAAS.

RESULTADOS:

Observou-se que a casca da vagem triturada forneceu melhores resultados de absorção que outras partes retiradas da Leucena, como sementes e folhas. Foi realizado o estudo do pH das soluções dos metais para uma sorção máxima. Os melhores resultados obtidos no estudo do pH da sorção dos metais foram os seguintes: Ni2+, Cd2+, Co2+ com solução tampão borato 7,0 e Cr 3+ e Cu2+ com solução tampão de acetato de sódio 3,7 Analisando o tempo de agitação da solução de metal com a casca da vagem triturada pode ser observado que obtém-se uma extração quantitativa em 10 minutos, para todos os metais, exceto cromo. Utilizando uma massa de 1,0 g de leucena, foram calculadas as capacidades do sorvente para cada metal: cádmio (0,74 mmol/g), cobalto (12,00 mmol/g), cobre (1,11 mmol/g), cromo (2,09 mmol/g) e níquel (9,75 mmol/g).

CONCLUSÕES:

A partir da pesquisa realizada pode se verificar a viabilidade da leucaena leucocephala em absorver metais. Essa propriedade indica a perspectiva de utilização desse sorvente natural em procedimentos de pré-concentração de metais. Estudos deste tópico, estão sendo realizados neste laboratório.

Instituição de fomento: FAPESB, CNPq, FINEP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Pré-concentração; Leucena; Metais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006