IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Respiração e Exercício Diagonal de Kabath para Membro superior de portadores de DPOC

Darlan Boaro 1
Andréa G. Silva  1
(1. Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC)
INTRODUÇÃO:
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é caracterizada pela obstrução ou limitação crônica ao fluxo aéreo, com progressão lenta e progressiva. As alterações fisiopatológicas encontradas são de ordem multifatorial, ou seja, caracterizam-se por disfunções musculares periféricas e respiratórias e deficiências cardiovasculares dentre outras.  As atividades executadas com os membros superiores estão relacionadas à dispnéia intensa porque alguns músculos do ombro são também acessórios da respiração, a exemplo o peitoral maior e o grande dorsal. Quando envolvidos em outras atividades estes músculos passam a ter função diminuída na respiração, o trabalho do diafragma aumenta e por isso seu treinamento incrementa as atividades de vida diária realizadas com os braços.
METODOLOGIA:
. Este foi um estudo transversal, realizados com portadores de DPOC de um programa de Reabilitação Pulmonar (RS), com objetivo de analisar em qual fase da contração do exercício de diagonal de Kabat para membro superior, concêntrica ou excêntrica, deve ser realizada a inspiração no paciente portador de DPOC sem agravar a hiperinsuflação pulmonar. A amostragem foi constituída por 7 DPOC, 6 eram do sexo masculino, com idade (63,57 ± 3,73), estadiamento variando entre moderado e severo. Foram submetidos à prova de função pulmonar antes e após realização de 03 séries (de 10 repetições cada) de exercício diagonal de Kabat para membro superior, por 02 dias consecutivos, onde no 1º dia a inspiração era realizada na fase concêntrica da contração muscular, e no 2º dia a inspiração era realizada na fase excêntrica da contração muscular.
RESULTADOS:
: A analise estatística com teste t student bicaudal pareada com relação ao grupo que realizou os exercícios de diagonal de Kabat de membro superior associando a fase concêntrica à inspiração mostrou VEF1 e CVFI sem diferença estatisticamente significante (VEF1 p=0,18 e CVFI p=0,24), da mesma forma quando o grupo realizou os mesmos exercícios associando a fase concêntrica com a expiração (VEF1 p=0,96 e CVFI p=0,76).
CONCLUSÕES:

Para função pulmonar de pacientes portadores de DPOC independe a fase em que realiza-se a inspiração, em tempo vale ressaltar que a amostra foi composta por poucos indivíduos.

Instituição de fomento: UNISC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: DPOC; Hipeinsuflação pulmonar; Diagonal de Kabat para membro superior.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006