IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
PESQUISA, PROJETO E CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENSAIO PARA MODELOS FÍSICOS EM CONFORTO AMBIENTAL - TÚNEL DE VENTO
Marisa Bueno e Souza 1
(1. Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética - FAUUSP/LABAUT )
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo o levantamento e a construção de diversos modelos físicos em escala reduzida para o ensino de conforto ambiental, para uso em sala de aula e em laboratório, bem como a elaboração de exercícios e roteiros de ensaios para a utilização dos mesmos. A proposta incluiu também o detalhamento e a construção em tamanho maior de um dos simuladores de ventilação natural, um túnel de vento de baixa velocidade, de modo a permitir o ensaio em maquetes. Apesar do Laboratório de Vazão do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo possuir um Túnel de Vento de Camada Limite Atmosférica e com o qual o LABAUT tem uma colaboração para pesquisas, o custo do ensaio, sofisticação necessária das maquetes e demanda de trabalhos da FAUUSP, tornam inviáveis a utilização de um equipamento como esse com a freqüência necessária para atender às necessidades da escola. Por isso, é fundamental a construção de uma ferramenta de ensaio mais acessível, que permita a realização de testes de ventilação sob condições minimamente controladas, para uso da comunidade FAU.
METODOLOGIA:
Foi feita uma extensa pesquisa bibliográfica dos diversos modelos existentes de simuladores para ventilação natural, estendendo-se para a visitação e registro dos equipamentos localizados nas escolas e instituições da região, entre as quais o IPT. O levantamento bibliográfico abrangeu livros sobre conforto térmico, aerodinâmica aplicada à construção civil, modelos construídos e simuladores tipo túnel de vento, com enfoque sempre nos equipamentos para simulações com modelos reduzidos. Com este levantamento foi possível se estudar vantagens, desvantagens e funcionamento de diferentes modelos de túnel de vento, bem como classificá-los e agrupá-los de acordo com suas características. Estes dados foram então organizados em fichas padronizadas e catalogados em um banco de dados. O próximo passo foi a reprodução dos modelos encontrados em escala reduzida para uso em sala de aula como também para a elaboração do projeto do modelo a ser detalhado e construído na segunda etapa desta pesquisa que está tendo continuidade com o aluno Alex Uzueli.
RESULTADOS:
A simulação com modelos físicos reduzidos para o ensino de conforto ambiental iniciou-se em 2003 na FAUUSP, dentro de uma linha de pesquisa de iniciação científica com este propósito, estruturada pelo LABAUT – Laboratório de Conforto e Eficiência Energética e pelo LAME - Laboratório de Modelos e Ensaios. Dentro desta linha de pesquisa, vários equipamentos foram construídos e encontram-se em funcionamento no LABAUT, entre eles um heliodon, um céu artificial e um simulador de efeito chaminé. Todos demonstraram grande eficiência como instrumento de interação e visualização e o túnel de vento visa o mesmo resultado. O uso dos modelos reduzidos em sala de aula já havia demonstrado uma maior e mais rápida compreensão da matéria por parte dos alunos. O banco de dados é uma ferramenta imprescindível para potencializar os estudos nesta área e a futura complementação do conjunto de simuladores necessários para a Faculdade.
CONCLUSÕES:
Os equipamentos para simulação em conforto ambiental são instrumentos didáticos imprescindíveis para os alunos de Arquitetura e Urbansimo, pois possibilitam a visualização e compreensão imediata dos fenômenos de insolação e ventilação na fase de projeto, possibilitando uma melhor avaliação de cada opção estudada. A possibilidade da experimentação é parte integrante do processo de ensino/aprendizagem, e esses instrumentos são fundamentais para que se possa incorporar a exploração nos processos educativos usando uma linguagem que é inerente à prática profissional do Arquiteto e Urbanista.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: túnel de vento; simuladores de ventilação; ventilação natura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006