IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 1. Biologia Molecular

EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS DE ESTRESSE (HSP70) EM MÚSCULO CARDÍACO DE RATOS EM RESPOSTA AO TREINAMENTO EM NATAÇÃO COM DIFERENTES INTENSIDADES

Miguel Araújo Carneiro Júnior  1
Stéphano Freitas Soares Melo  1
Gilton de Jesus Gomes  1
Elizabeth Pacheco Batista Fontes  2
Cristina Maria Ganns Chaves Dias  3
Antonio José Natali  1
(1. Departamento de Educação Física - UFV; 2. Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - UFV; 3. Departamento de Biologia Animal - UFV)
INTRODUÇÃO:

Alguns parâmetros da carga de exercício físico necessitam mais investigações para compreendermos a eficiência desta em induzir a expressão de Hsp72 no músculo cardíaco e, consequentemente, subsidiar uma prática de atividade física que possa, de fato, proporcionar proteção ao coração diante de agentes estressantes. A intensidade do exercício tem sido colocada como o principal fator de dependência da expressão de Hsp72 em resposta à corrida em esteira, mas esta dependência ainda não foi verificada em outros tipos de exercício. As adaptações ao exercício físico, como a hipertrofia cardíaca, ocorre em graus diferenciados nas distintas regiões do coração. Esta distinção regional parece estar associada ao fato de que os ventrículos necessitam adaptações distintas para suportar níveis diferenciados de estresse aos quais são submetidos durante o exercício. Portanto, a possibilidade da síntese de HSP 72 no músculo cardíaco, em resposta ao exercício, ser regionalmente distinta merece ser investigada. Este estudo teve como objetivos verificar a indução da expressão de HSP 72 em músculo cardíaco de ratos em resposta a programas de exercício (natação) com diferentes intensidades, assim como verificar se a expressão de Hsp72 possui regulação regional.

METODOLOGIA:

Pata tal, vinte e quatro ratos adultos jovens da linhagem Wistar adultos jovens (6 semanas de idade, peso corporal entre 190 e 255 g) foram alocados aleatoriamente em três grupos, a saber: controle (C, n = 8); exercitados com natação moderada (ENM, n = 8); e exercitados com natação intensa, com peso adicional de 3% do seu peso corporal (ENI, n = 8). Os animais dos grupos ENM e ENI exercitaram em um tanque com água entre 28 e 30º C , 45 cm de profundidade. Foram realizadas, 5 sessões por semana, sendo 1 sessão por dia, de segunda a sexta-feira, durante 7 semanas, com duração de 30 minutos, sendo que aos animais do grupo ENI foi adicionada uma carga de 3 % do peso corporal. Os animais do grupo C também receberam o mesmo manejo, porém não exercitaram. Todos os ratos foram alojados em gaiolas individuais, receberam água e ração própria ad libitum, foram mantidos em ambiente com temperatura de aproximadamente 25oC e submetidos a um regime de luminosidade de 12 horas de escuridão por 12 horas de claridade, durante o período do experimento. Todos os animais, ao final do experimento, foram eutanasiados (CO2) e tiveram o coração removido. Foram coletados fragmentos dos ventrículos direito e esquerdo, que foram rapidamente congelados em nitrogênio líquido para posterior análise da expressão de proteínas de estresse (HSP 72).

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que a relação peso do coração/peso corporal, índice de hipertrofia cardíaca, não foi estatisticamente diferente (ANOVA one way, P > 0,05) entre os grupos C, ENM e ENI (4,51mg/g, 4,04mg/g e 4,72 mg/g, respectivamente). Os níveis de HSP72 foram mais altos nos animais do grupo ENI se comparados aos do grupo ENM nos ventrículos direito (117,02 % do C vs. 105,56 % do C, respectivamente) e esquerdo (123,47 % do C vs. 106,02 % do C, respectivamente), mas estas diferenças não foram estatisticamente significativas (ANOVA two way, P > 0,05). Da mesma forma, as diferenças entre os níveis de HSP72 nos ventrículos direito e esquerdo em ambos os grupos não foram estatisticamente significativas (P > 0,05).

CONCLUSÕES:

Concluiu-se, portanto, que a intensidade da carga do exercício utilizada (adição de 3% do peso corporal) não foi suficiente para induzir a expressão de HSP72 de forma distinta da natação moderada (sem adição de peso); e que a expressão de Hsp72 não apresentou regulação regional, não foi diferente entre os ventrículos direito e esquerdo.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Atividade física; Coração; Estresse.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006