IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos

PRODUÇÃO, PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DA CULTURA DA ACEROLA (Malpighia glabra) NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE CODÓ-MA.

João da Paixão Soares 1
Adeval Alexandre Cavalcante Neto 1
Gilson da Costa Sousa 1
Marcos Aurélio de Jesus Cardoso 1
(1. Escola Agrotécnica Federal de Codó/MA)
INTRODUÇÃO:
A fruticultura, ao longo dos anos, vem tornando-se uma atividade agrícola muito fascinante, principalmente nas regiões que possuem condições climáticas adequadas para a implantação de pomares de qualidade, como por exemplo, o Nordeste do Brasil. A aceroleira (Malpighia glabra) é uma das frutíferas mais apreciadas em nosso país e apresenta-se como uma das espécies de elevada importância econômica para a fruticultura regional. Em virtude da Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA (EAF/Codó-MA) apresentar condições naturais de clima e solo propícias ao cultivo da fruta, e esta possuir qualidades organolépticas, que possibilitam a sua utilização, tanto para consumo “in natura”, quanto para aproveitamento pela Agroindústria, cultiva-se esta frutífera com o objetivo de fornecer conhecimentos teóricos e práticos para os alunos dos Cursos Técnicos de Agropecuária e Agroindústria.
METODOLOGIA:
O manejo do pomar, com área de 0,5 ha, foi feito pelos alunos do Curso de Agropecuária, que utilizaram técnicas de produção em conformidade com as necessidades da cultura. Dentre essas técnicas, destacaram-se: tutoramento, feito quando as plantas estão jovens e necessitam de condução; poda de formação, para promover o desenvolvimento da estrutura básica da copa com 3 a 4 galhos, poda de limpeza para facilitar a insolação e ventilação das plantas, além de eliminar galhos necrosados e a poda de ramos indesejáveis que prejudicam na produtividade; capinas, indispensáveis ao controle das plantas daninhas; irrigação, feita por gotejamento; adubações químicas e orgânicas para fornecer nutrientes às plantas; colheita dos frutos maduros, entre outras. Os frutos colhidos são levados para o Setor de Agroindústria, onde passam por um processo de seleção, retirando-se frutos estragados, folhas e pedaços de ramos. Posteriormente, os que foram selecionados, são pesados e lavados com água clorada a 10% para então serem despolpados e embalados em sacos de 500 gramas para o congelamento. As referidas polpas são utilizadas para o processamento do iogurte, licor e suco para suprir as necessidades do restaurante da Escola. Vale ressaltar que todas as atividades são realizadas pelos alunos dos Cursos supramencionados, devidamente orientados pelos professores das disciplinas.
RESULTADOS:
Observou-se que as técnicas de produção empregadas pelos alunos de Agropecuária foram bastante eficientes, produzindo resultados significantes no que diz respeito a frutos precoces e de qualidade. Os alunos de Agroindústria utilizaram seus conhecimentos, agregando valor ao produto (acerola), processando-o sob a forma de polpa congelada, licor e iorgute, chegando até, no caso da polpa, aumentando o seu valor em 6 vezes quando comparado ao produto “in natura”. Vale ressaltar que o processamento foi feito levando em consideração as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise Pontos e Perigos Críticos de Controle (APPCC), conteúdos inerentes da disciplina Controle de Qualidade do Curso de Agroindústria. Na Cooperativa-Escola, o excedente da produção final foi comercializado pelos próprios alunos e funcionários, recebendo total aceitação por parte dos consumidores. Nesta etapa, os alunos exercitaram os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Gestão e Marketing Rural.
CONCLUSÕES:
Identificou-se que foram trabalhadas competências e habilidades importantíssimas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. As técnicas empregadas no processo de produção e processamento foram essenciais ao bom desempenho obtido. O processamento Agroindustrial do produto “in natura” agregou valor ao produto final, tornando-se uma prática economicamente viável. Constatou-se também que, a comercialização foi favorecida, devido o fato do produto ser de qualidade e de ter sido produzido na própria Escola, sabendo-se a real origem do mesmo.
Instituição de fomento: EAF-Codó/MA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Acerola; Processamento; Comercialização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006