G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
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INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS |
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Clarissa da Costa Dauvel 1 |
Lisiane Meirelles Azeredo 1 |
Luciani Cunha Dutra 3 |
Hamilton de Godoy Wielewicki 2 |
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(1. Estudante - Curso de Letras - Universidade Federal de Santa Maria; 2. Prof.Assistente - Dep. Met. do Ensino - Centro de Educação - UFSM - Orientador; 3. Professora - Escola Estadual Coronel Pilar (SEC/RS)) |
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INTRODUÇÃO: |
A implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores tem apresentando crescentes desafios quanto à forma e o desenvolvimento dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) nos diferentes cursos de licenciatura. Se, por um lado, o acréscimo substancial de carga horária devotada aos ECS ainda gera inquietações, tanto nas Instituições de Ensino Superior (IESs) quanto nas escolas, há, por outro lado, um potencial para a busca de uma relação mais harmoniosa entre as instituições formadoras envolvidas – universidades e escolas – com as práticas de ensino e com os estágios. Partindo deste cenário complexo, o presente trabalho visa a abordar a questão dos Estágios Curriculares Supervisionados nas licenciaturas a partir das interfaces entre a Formação Inicial (FI) e a Formação Continuada (FC). |
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METODOLOGIA: |
Para tanto, reportaremos a uma experiência em andamento numa escola pública estadual de educação básica no município de Santa Maria. Sinteticamente, a partir de um diagnóstico do plano de estudos para a área de língua inglesa, bem como de percepções e avaliações de professores e alunos sobre o trabalho desenvolvido na área, foi iniciado um processo de reorganização curricular com vistas ao alinhamento do plano de estudos com o Projeto Político Pedagógico da Escola e da produção de materiais e recursos didáticos que contemplem o planejamento realizado. |
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RESULTADOS: |
Com base na forma e no teor das interações entre os envolvidos no projeto já foi possível apurarr que: (a) este tipo de trabalho tem um potencial para produzir uma relação mais simétrica entre orientador da universidade, professor tutor na escola e professores em formação; (b) apesar da diversidade de expectativas e de interesses, a reflexão sobre o currículo e a produção de material didático se apresentaram como estratégias formativas interessantes para o respeito e apreço à diversidade a à singularidade dos sujeitos e dos contextos envolvidos;e (c) a construção de um conjunto compartilhado de objetos de estudo pode constituir uma forma interessante para reduzir distâncias entre o projeto formativo da universidade e aquele demandado pelas escolas. |
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CONCLUSÕES: |
Por sua vez, tais resultados permitem supor que a perspectiva de desenvolvimento do estágio curricular ao longo de um período maior pode ajudar a reduzir inquietações de professores em formação, das escolas e da própria universidade, especialmente pela possibilidade de uma vivência e de um processo reflexivo mais aprofundados da realidade das escolas a partir das questões próprias das escolas, bem como pelo estabelecimento de um percurso formativo mais dialógico e equilibrado.
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: formação inicial; formação continuada; estágio curricular supervisionado. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |