IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

AS AÇÕES PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE NA CRIANÇA

Taís Fabiane da Maia Flores Rosa 1
Valdir Vicente Lago Stefanello 1
Lissandra Zanon 1
(1. Universidade Federal de Santa Maria)
INTRODUÇÃO:

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar a atuação docente na perspectiva do desenvolvimento da moralidade na criança de 04 a 06 anos de idade, em situação de aprendizagem, utilizando como referência para análise a teoria moral piagetiana. Segundo Piaget, para cada estágio de desenvolvimento cognitivo há um estágio de desenvolvimento da moralidade, sendo que o primeiro é condição para o segundo. Alguns elementos da inteligência, tais como o egocentrismo infantil, as noções de regras e de autoridade dão suporte à construção da moral heterônoma. Os elementos que compõem o pensamento moral em crianças de 04 a 06 anos são: a noção de obediência, de respeito, de justiça, de mentira e delação. O problema ficou assim configurado: a prática docente em relação aos fatos/problemas de natureza moral segue uma coerência interna com a teoria de Piaget acerca do desenvolvimento da moralidade na criança de 04 a 06 anos, e a explicação desta prática e a respectiva fundamentação também estão em conformidade com essa teoria? Para este autor, assim como a inteligência, a moralidade também é construída através de um processo de interação do sujeito com o meio.

METODOLOGIA:

Para coleta de dados, foram realizadas observações presenciais a fim de se registrar os fatos/problemas de natureza moral, envolvendo alunos e a intervenção das professoras, em turmas de Educação Infantil, na ”Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda” - CIEP, Santa Maria, RS; e entrevistas com essas professoras, que relataram as justificativas de suas práticas.

RESULTADOS:

A análise dos dados indica que há por parte das professoras, o propósito de trabalhar pedagogicamente os valores morais, em todas as atividades desenvolvidas, com a finalidade de serem apropriados e vivenciados pelas crianças. Para o equacionamento desses fatos/problemas elas fazem uso de algumas noções relativas aos elementos da inteligência e do pensamento da moralidade conforme aponta a teoria de Piaget, designada de moral heterônoma.

CONCLUSÕES:

Foi constatado que a atuação destas professoras, visando ao equacionamento dos fatos/problemas morais, em parte, está afinada com a teoria moral de Piaget; como também algumas de suas explicações estão em conformidade com essa teoria. Ambas as professoras, no entanto, afirmam não saber fundamentar suas atuações pedagógicas nesta mesma teoria, porque praticamente a desconhecem. Por efeito, utilizam as suas experiências de vida e de educadoras para, então, equacionar pedagogicamente este tipo de conflito e justificar as suas práticas docentes.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Moralidade ; Piaget; Ações Pedagógicas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006