IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo

Avaliações de Fatores Ambientais em Edificações:

Estudos de Casos da Influência de Janelas

Rafaela Ferraz 1
Antonio Cleber Goncalves Tibirica 1
(1. Universidade Federal de Vicosa (UFV), Departamento de Arquitetura e Urbanismo)
INTRODUÇÃO:

Dentre as necessidades de informações para profissionais de arquitetura e engenharia, quanto ao elemento janelas, uma questão é perceber como este trabalho pode contribuir para a solução de problemas simbólico-funcionais, no plano projetual das edificações. Isto é especialmente importante com vistas ao processo de produção de janelas, e o que pode ser feito para melhor entender e superar as dificuldades decorrentes da prescrição de critérios normativos para avaliar o desempenho ambiental de edificações resultante da projetação e uso de janelas.

METODOLOGIA:

Em etapa anterior da pesquisa, identificaram-se fabricantes, aspectos normativos e estudos físico–funcionais relacionados à janelas e levantaram-se também, em função da configuração e posicionamento de janelas, em alguns locais. Nesta pesquisa, com vistas a subsidiar o processo de projetação e dimensionamento das janelas, complementou-se e aprofundou-se a revisão de literatura, ao que se seguiu a análise de janelas propostas, em projetos citados na literatura e também a avaliação de janelas existentes em ambientes construídos no Campus da UFV.

RESULTADOS:

Como resultados desta pesquisa, foi constatado que: 1) na literatura, os estudos enfocam diferentes estratégias bioclimáticas e priorizam o uso de sistemas passivos nas edificações de projetos em diversos países; 2) em cada ambiente construído da UFV, avaliado por meio de levantamentos físico-geométricos e fotográficos, há problemas relacionados às condições de conforto ambiental do local (térmico, lumínico e acústico) e de conforto ergonômico (antropométrico e antropodinâmico) em função do posicionamento e da configuração das aberturas, como conseqüência da inadequação do arranjo físico da e na edificação.

CONCLUSÕES:

Conclusivamente, foi observado que vários problemas ambientais encontrados nos casos estudados levam a reforçar que o componente janela não tem merecido atenção e sido objeto de análise, na fase de projeto de arquitetura.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Janelas; Arquitetura Bioclimatica; Conforto Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006