IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR PARCIAL DE DOIS NOVOS BEGOMOVÍRUS INFECTANDO SOJA (Glycine max) E PLANTAS DANINHAS ASSOCIADAS.
Carlos De Ocesano Pereira 1
Adriana Gonçalves Moreira 1
Francisco Murilo Zerbini 1
(1. Universidade FederaL De Viçosa - UFV, Departamento de Fitopatologia - DFP)
INTRODUÇÃO:
Geminiviridae é uma família de vírus que infectam plantas, caracterizada pela morfologia de partículas icosaédricas geminadas e genoma de DNA fita simples, com 2.500 a 3.000 nucleotídeos. É dividida em quatro gêneros de acordo com o inseto vetor, gama de hospedeiros, organização genômica e relacionamento filogenético. Os begomovírus possuem dois componentes genômicos (DNA-A e DNA-B), responsáveis pela replicação e movimento viral, respectivamente. São transmitidos por Bemisia tabaci a plantas dicotiledôneas. No Brasil, begomovírus causam drásticos prejuízos nas culturas do tomateiro e do feijoeiro.
METODOLOGIA:
Recentemente, plantas de soja e plantas daninhas associadas apresentando sintomas de infecção viral foram coletadas no Estado do Paraná. A infecção por begomovírus foi confirmada via PCR, identificando duas possíveis novas espécies designadas “Vírus A” e “Vírus B”. Embora a importância econômica desses vírus em soja seja secundária, a presença desses patógenos na cultura é preocupante. O objetivo deste trabalho foi a caracterização molecular dessas possíveis novas espécies. Após a extração de DNA total, o genoma viral foi amplificado utilizando a DNA polimerase do fago j29, clivado com Hind III (“Vírus A”) e EcoR I (“Vírus B”), clonado no vetor pKS+ e sequenciado.
RESULTADOS:
A sequência completa de nucleotídeos do DNA-B do “Vírus A” e uma sequência parcial do DNA-A do “Vírus B” foram obtidas. Comparações de sequência e análise filogenética indicaram que o DNA-B do “Vírus A” apresenta maior identidade com o isolado B3 de Sida micrantha mosaic virus (SimMV), enquanto o DNA-A do “Vírus B” apresenta maior identidade com o isolado A2 do SimMV. 
CONCLUSÕES:

Entretanto, como a identidade obtida pela análise de sequências foi abaixo de 89%, pode-se inferir que ambos os vírus constituem novas espécies de begomovírus. Para validar esses resultados, encontra-se em andamento a caracterização bioquímica do componente genômico completo do DNA-A do "Vírus B", e os resultados pre-liminares obtidos vem confirmando tratar-se de novo vírus infectanto culturas de soja no Brasil.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Begomovirus; Clonagem molecular; Soja.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006