IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: INSPEÇÃO EM EDIFICAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO DE PROBLEMA PATOLÓGICO

Karina Kozoroski Veiga 1
(1. Universidade Federal de Santa Maria)
INTRODUÇÃO:
A patologia das construções é uma ciência que se propõe ao estudo dos problemas que prejudicam o desempenho das edificações e de obras especiais, como pontes, barragens e estradas. As edificações possuem características, relacionadas ao seu uso, que devem se manter ao longo do tempo para que possam continuar em serviço.
METODOLOGIA:
Os problemas patológicos geralmente estão relacionados a uma perda de desempenho apresentada por um determinado componente da edificação ou pela edificação como um todo. Tais problemas são devidos não só a erros ou falhas cometidas em uma das etapas do processo da construção, mas também durante o seu uso. Os sintomas geralmente são percebidos quando a construção passa a ser utilizada. Além disso, toda construção tem um tempo de utilização ou “vida útil” limitado. Dessa forma, o envelhecimento deve ser acompanhado de forma a possibilitar que sejam realizadas as atividades para conservação da construção dentro dos requisitos de desempenho requeridos.  Como toda ciência, a Patologia está amparada por um Método. O técnico irá realizar uma investigação que tem como principal estratégia a inspeção da edificação, com o intuito de identificar os sintomas e suas prováveis causas. Além disso, será realizada uma anamnese para obter informações sobre a construção e realizados ensaios laboratoriais para que se tenham subsídios suficientes para diagnosticar o problema e assim prescrever a terapêutica.  Este trabalho apresenta uma discussão pautada na patologia e nos procedimentos para diagnóstico de problemas de corrosão no prédio da piscina térmica do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria
RESULTADOS:

Verificou-se que a corrosão é devida à contaminação por cloretos provenientes de vazamentos e vapores gerados pelo sistema de aquecimento da água.

CONCLUSÕES:

O estudo possibilitou a realização do projeto de recuperação desta importante obra. Visto que há corrosão generalizada, a recuperação do prédio da piscina térmica é imprescindível, devendo haver reconstrução das áreas mais críticas e utilização de materiais especiais.

Instituição de fomento: FIEX
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: patologia; corrosão; concreto armado.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006