IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO EXTRATO METANÓLICO DAS SEMENTES DE Mangifera indica L. e Eugenia Iuschnathiana Berg.

Juliana Gaspar Alan e Silva 1
Caroline de Goes Sampaio 1
João Jaime Giffoni Leite 1
Selene Maia de Morais 1
(1. Universidade Estadual do Ceará)
INTRODUÇÃO:

Os danos oxidativos induzidos nas células e tecidos têm sido   relacionados com a etiologia de várias doenças, incluindo doenças degenerativas tais como as cardiopatias, aterosclerose e problemas pulmonares. A utilização de compostos antioxidantes encontrados na dieta ou mesmo sintéticos é um dos mecanismos de defesa contra os radicais livres que podem ser empregados nas indústrias de  alimentos, cosméticos, bebidas e também na medicina. Entretanto, nos alimentos são encontrados uma grande variedade de substâncias que podem atuar em sinergismo na proteção das células e tecidos. Este trabalho tem como objetivo avaliar atividade antioxidante dos constituintes químicos presentes no extrato metanólico das sementes de Mangifera indica L. (Manga) e Eugenia Iuschnathiana Berg. (Pitomba), em relação a seu potencial de captura do radical livre DPPH (1,1-difenil-2-picrilhidrazila).

METODOLOGIA:
Os frutos foram adquiridos no comércio de Fortaleza no período entre Janeiro e Março de 2006, suas sementes foram retiradas, secas, trituradas e submetidas ao método de extração a quente em refluxo com metanol, por 6 horas utilizando o sistema SOXHLET. Os extratos, avaliados em triplicata, foram dissolvidos em metanol, a uma concentração de 1000 ppm. Em seguida, retirou-se uma alíquota de 0,1mL das soluções, preparadas adicionando 3,9 mL de uma solução de DPPH 0,0325mM. Logo após, foram feitas as leituras no espectrofotômetro em um comprimento de onda de 515nm, em vários intervalos de tempo (0, 1, 2,  4, 6, 8, 10, 15, 20, 30, 40, 60min).
RESULTADOS:
 Os resultados mostraram que passados os 60 min os dois extratos apresentaram bons percentuais de captura de radicais livres a Manga (94,68) e Pitomba (84,97).
CONCLUSÕES:

O extrato da Manga  foi aquele que apresentou o melhor resultado. Este resultado deve-se provavelmente aos constituintes fenólicos como os taninos, presentes em alta concentração nesta fruta.

Instituição de fomento: FUNCAP, CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: SEMENTES; DPPH; ANTIOXIDANTES.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006