IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 9. Métodos Quantitativos em Economia
O TEOREMA DO PONTO FIXO: APLICAÇÕES PARA ECONOMIAS COM RESTRIÇÕES NO CONSUMO E NA PRODUÇÃO.
Marlon Bruno Salazar 1
Geraldo Edmundo Silva Junior 1
(1. Departamento de Economia, Universidade Federal de Viçosa/UFV)
INTRODUÇÃO:

O teorema do ponto fixo é um importante instrumento utilizado na prova da existência e unicidade do equilíbrio geral Walrasiano e ganha mais importância quando aplicado em economias com restrições na produção ou no consumo. Utilizando-se a idéia de preços virtuais, sugerida originalmente por Rothbarth é possível construir uma economia com restrição no consumo e na produção. A idéia de preços virtual consiste em que as famílias aceitem as restrições no consumo e as firmas restrições na produção, tal que existe um preço virtual ao qual as famílias consumirão as quantidades racionadas e as firmas produzirão as quantidades do racionamento. O vetor de preços de consumo é composto por preços de mercado e preços virtuais e este vetor é o que determina o equilíbrio da economia. Os objetivos deste trabalho são: apresentar uma solução de ponto fixo genérico para o problema vinculado a distorções na demanda e na oferta e testar a validade do Teorema do Ponto Fixo de Brouwer para o problema com restrições no consumo e na produção.

METODOLOGIA:
A análise feita utilizou o teorema do ponto fixo de Brouwer além da idéia e método para encontrar o preço virtual de Rothbarth e equilíbrio geral Walrasiano, também foram usados os métodos de maximização e minimização de Lagrange.
RESULTADOS:

Tomando-se a aplicação do teorema do ponto fixo de Brouwer observa-se que os resultados são análogos ao do equilíbrio geral sem racionamento. Entretanto, em uma economia com racionamento é possível que um agente externo fixe metas de consumo e/ou produção sem que isto altere a simplicidade e originalidade do modelo Arrow – Debreu.

 

 

CONCLUSÕES:
O teorema do Ponto Fixo de Brouwer tem grande aplicação em problemas econômicos com racionamento, onde é possível fixar um nível de consumo/produto e daí estabelecer um vetor de preços capaz de compatibilizar esse nível. Chega-se ao final deste trabalho a conclusão que é sim possível chegar-se no equilíbrio geral com racionamento no consumo e/ou na produção sem altera a simplicidade do modelo Arrow - Debreu.
Instituição de fomento: CNPQ/PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Equilibrio Geral; Ponto Fixo; Racionamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006