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F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 7. Economia Regional e Urbana

A DINÂMICA ESPACIAL E SETORIAL DA ATIVIDADE SOCIOECONÔMICA EM SANTA CATARINA

Diego da Silva Grava 1
(1. FURB)
INTRODUÇÃO:
O tema deste trabalho são as configurações espaciais e setoriais da atividade socioeconômica em Santa Catarina. A pergunta central da pesquisa foi: quais atividades se localizam em que regiões? As evidências demonstraram que a maioria das 20 microrregiões constituía um conjunto de espaços econômicos pouco inovadores, predominando atividades socioeconômicas pouco dinâmicas. Partiu-se da hipótese de que atividades socioeconômicas mais dinâmicas encontravam-se nas microrregiões em que se localizam universidades. O objetivo central foi mapear as configurações espaciais e setoriais da atividade socioeconômica em Santa Catarina, visando identificar as espacialidades do desenvolvimento regional no Estado. Entre os objetivos específicos da pesquisa estavam: a) examinar as atividades econômicas dominantes em cada microrregião de Santa Catarina, b) analisar a presença de atividades de alta tecnologia em certas regiões – e sua ausência em outras, e c) dimensionar a relevância da presença/proximidade das universidades para o desenvolvimento regional
METODOLOGIA:
Os diversos passos previstos na execução da pesquisa vão descritos a seguir, tomando como referência Lakatos & Marconi (1990) e Marconi & Lakatos (1982). Numa etapa inicial, buscou-se levantar os dados secundários e caracterizar sócio-economicamente as microrregiões geográficas. Está implícita a preocupação em dimensionar a contribuição da Universidade para o desenvolvimento regional. Foram indispensáveis fontes de dados como a RAIS, contendo informações estatísticas sobre o perfil dos estabelecimentos produtivos e de seus empregados, em agregados municipais e microrregionais brasileiros; Neste trabalho utilizamos cinco gêneros da indústria que podem ser caracterizadas como de “alta tecnologia”. Disponibilizados os dados, foram procedidos sua tabulação e seus cruzamentos. Procurou-se tabular as informações coletadas, tendo como critério principal a identificação de agregados socioeconômicos em nível microrregional. As informações coletadas e tabuladas, após um agrupamento por categorias, foram analisadas e interpretadas, tendo sido enfatizada a identificação das atividades econômicas predominantes em cada microrregião de Santa Catarina, com atenção especial para as de alta tecnologia
RESULTADOS:
Após tabuladas e agrupadas por categorias, as informações foram analisadas e interpretadas à luz dos objetivos do trabalho, revelando: a) as atividades econômicas predominantes em cada microrregião de Santa Catarina, com atenção especial para as consideradas mais dinâmicas, b) a relevância das universidades para o desenvolvimento regional, e c) a contribuição da transferência de conhecimento para as respectivas economias regionais
CONCLUSÕES:

Ao término da pesquisa, podemos afirmar que algumas regiões catarinenses passam por uma fase de transição, deixando para trás o modelo de produção fordista e indo ao encontro de uma nova economia do aprendizado. Santa Catarina possui um histórico que inicia na segunda metade do século XIX e passa por diferentes períodos até o ano de 1990, quando, devido à crise econômica, a indústria catarinense precisou ser reestruturada, passando a inovar em diversos subsetores aos poucos, deixando de lado os tradicionais como têxtil/vestuário e alimentos entre outros. Esta reestruturação se deu devido às mudanças impostas pela globalização surgindo à necessidade das empresas se tornarem mais competitivas, reduzindo o seu custo de produção. Por apresentar características diferentes das que se encontram em outros Estados do território brasileiro tem sido favorecida a aproximação de empresas de um mesmo ramo, formando em alguns casos aglomerações produtivas importantes em nível nacional. Os estudos realizados até aqui indicam que as IES têm crescente participação na transferência de conhecimento para o setor produtivo e qualificação da mão-de-obra. Tendo ciência das vantagens que as IES vêm mostrando, o interesse do setor público e capital privado vêm aumentando, como se observa, através do crescente número de IES. A formação profissional para atuar em áreas que exigem cada vez mais conhecimentos específicos parece, pois, ser um fato distintivo do desenvolvimento das regiões catarinenses.

Instituição de fomento: PIBIC/FURB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: desenvolvimento regional; universidade; Santa Catarina.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006