IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal

MAXIMIZAÇÃO DO RENDIMENTO E QUALIDADE DE POLPA BRANQUEADA DE EUCALIPTO

Lívia Paula Silva Palmeiras  1
Jorge Luiz Colodette  1
(1. Departamento de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Viçosa/UFV)
INTRODUÇÃO:

Estudos recentes demonstram que a maneira mais efetiva de reduzir o custo de fabricação de polpa branqueada de eucalipto é através do aumento do rendimento da linha de fibra. Isto se deve ao fato de que a madeira é o componente individual de maior representatividade no custo total de fabricação. Em geral, pode se reduzir os custos operacionais do processo de fabricação de celulose pela otimização do processo, principalmente na minimização do uso de madeira.

METODOLOGIA:

Nesse estudo, foi avaliado o potencial de maximização do rendimento e da qualidade da polpa branqueada com mínimo custo e mínimo impacto ambiental, pelo uso de madeira de densidade apropriada, pela interrupção do cozimento ITC num nível ótimo de número kappa e pelo branqueamento da polpa por processos seletivos: D(EOP)DP e A(EOP)D(EP)D.

RESULTADOS:

Os resultados foram interpretados com base no custo de produção da polpa branqueada, no rendimento da linha de fibra, no consumo específico de madeira, no consumo de reagentes de branqueamento, nas propriedades físico-químicas das polpas branqueadas e na qualidade do efluente de branqueamento. Rendimentos cumulativos finais foram maiores para madeiras de baixa densidade em relação a madeira de alta densidade a um mesmo kappa.

CONCLUSÕES:

Para uma dada combinação de kappa e densidade, o branqueamento D(EOP)DP resultou em rendimentos maiores que o A(EOP)D(EP)D. O consumo de madeira diminuiu com o aumento do número kappa e da densidade da madeira. O Branqueamento D(EOP)DP apresentou custos relativos menores do que branqueamento A(EOP)D(EP)D para polpas de mesma densidade e número kappa. Os custos da madeira representaram de 67 a 70% do custo total de produção e, portanto, ganhos de rendimento obtidos com a madeira de baixa densidade e alto número kappa tiveram o maior impacto nos custos relativos.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Rendimento; qualidade; polpa branqueada.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006