IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
LITERATURA DE CORDEL: AUTORES PARAIBANOS
Alyere Silva Farias 1
José Hélder Pinheiro Alves 1, 2
(1. Universidade Federal de Campina Grande, CH, Unidade Acadêmica de Letras; 2. Orientador)
INTRODUÇÃO:
A literatura de cordel merece espaço para análises e discussões; os estudos sobre ela vêm crescendo nos últimos anos. Este crescimento se dá não somente no campo das letras, mas também, nos campos da sociologia, da antropologia e da história, por exemplo.  A nossa pesquisa está voltada para o estudo de cordelistas paraibanos e de seus respectivos folhetos numa tentativa de fazer um levantamento desses autores e de suas obras, uma vez que estes possuem, entre outros, um importante valor artístico e literário. Procuramos documentar e estudar folhetos de cordel de autores paraibanos, dando atenção especial para os que ainda não constam em dicionários e antologias de poetas populares. Até o presente momento  nos detivemos no levantamento de dados e catalogação do poetas Antônio Patrício de Souza e Antônio Araújo Lucena .
METODOLOGIA:

O percurso metodológico seguido ao longo da execução do projeto comportou alguns passos essenciais, como leitura de várias obras teóricas sobre literatura popular e literatura de cordel, e de folhetos para garantir uma familiaridade com o objeto de estudo. Foi feito um levantamento dos autores de cordel de Campina Grande e região e a partir desta listagem de autores e obras selecionamos os poetas a serem estudados, procurando ter acesso às suas obras e fazer os primeiro contatos como cada cordelista. Em seguida, após as  leituras dos cordéis e o preenchimento de fichas catalográficas, elaboramos um roteiro  visando o levantamento preciso de informações durante a entrevista. Por fim redigimos um texto sobre o poeta e a sua obra, enfocando as principais características de cada autor, visando a construção da primeira versão do verbete sobre cada poeta.

RESULTADOS:

O projeto tem cumprido o objetivo de documentar e estudar os folhetos de cordel.Fizemos o levantamento de 254 folhetos, grande parte deles escritos por autores que não constam em dicionários e antologias de poetas populares. Buscamos, em meio à diversidade de temas que cada poeta revela, ressaltar  aspectos que possam identificar cada poeta, como explicitamos abaixo.

O cordelista e cantador de coco Antônio Patrício de Souza

Antônio Patrício ou Toinho da Mulatinha, como ficou conhecido por morar numa região denominada Mulatinha, atualmente tem 79 anos e reside no bairro do São José, em Campina Grande, estado da Paraíba.Ele é o único cordelista que ainda pode ser encontrado na feira central da cidade, às quartas, sextas e sábados, onde vende raízes e cordéis. Para ele, a cantoria veio antes do cordel, pois começou a embolar coco antes de escrever influenciado pelo seu irmão, Dedé da Mulatinha.Em sua obra há uma marca formal peculiar que é a influência do coco de embolada; isto significa a presença de uma diversidade de estrofes e o não apego à sextilha ou setilha, modelos predominantes no cordel. Deste autor conseguimos catalogar 21 obras.  dentre as quais nos detivemos em Coco em um mote: nunca vi queria ver e em Viagem à Lua.

O cordelista e xilogravurista Antônio Lucena

Antonio Araújo de Lucena é um poeta popular residente na cidade de Campina Grande, Paraíba. Nascido em 6 de novembro em 1931 em Cajazeiras, morreu pouco depois da nossa entrevista, em novembro de 2005. Dentre os poetas paraibanos em atividade, destacava-se por acumular a função de escritor e de xilogravurista. Mestre nas duas artes, Lucena é o que se pode considerar como um legítimo poeta popular pelos temas, pelo modo de abordagem e pela visão de mundo que veicula em seus folhetos.Destaca-se em sua obra o tom bem humorado, o modo fantasioso e brincalhão de tratar seus temas e, em muitos folhetos, um tom mais picante no trato das questões ligadas a sexualidade, mas sem jamais fazer uso de apelações.  De suas obras publicadas até o presente momento, tivemos acesso a 16 obras e O Sabiá da Palmeira e As proezas de João Grilo Neto foram os folhetos em que mais nos detivemos.

 

 

 

 

 

CONCLUSÕES:
Tendo em vista que a nossa pesquisa se dá no âmbito da Cultura Popular, refletimos entre outras coisas, sobre a importância e significado que ela assume na experiência da comunidade. a aquisição de folhetos aliada às entrevistas feitas com os poetas nos proporcionou a convivência necessária com esta literatura para a construção de forma satisfatória de um saber não dogmatizante, mas consciente de que se está lidando com uma cultura viva, que tem sido documentada através deste projeto.  A urgência deste levantamento tornou-se mais perceptível com a morte do poeta Antônio Lucena durante o estudo da sua obra. Trata-se, portanto, de tornar visível uma literatura que resiste, mesmo fora dos esquemas de mídia e de apoio oficial.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave:  literatura de cordel; literatura popular; autores paraibanos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006