IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
ANATOMIA QUANTITATIVA DA FOLHA DE Pothomorphe umbellata (L.) MIQ. (PIPERACEAE) SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO
Cristina Ribeiro Marinho 1
Marília Contin Ventrella 1
Raquel Souza Mattana 2
Lin Chau Ming 2
(1. Departamento de Biologia Vegetal/ UFV; 2. Centro de Ciências Agronômicas/ UNESP)
INTRODUÇÃO:
Pothomorphe umbellata (L.) Miq. (Piperaceae), é uma espécie nativa da Mata Atlântica, ocupando lugares sombreados das orlas da mata. A plasticidade foliar que algumas espécies apresentam pode facilitar seu estabelecimento em ambientes diversos, principalmente no que se refere à luminosidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a plasticidade foliar de P. umbellata sob quatro níveis de sombreamento (0, 30, 50 e 70%).
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na UNESP/Botucatu-SP, e as análises anatômicas na UFV/Viçosa-MG. Foi coletada a segunda folha completamente expandida, de cada tratamento, com cinco repetições. O material foi fixado em FAA 50%, por 48 horas, e estocado em etanol 70%. Amostras da região mediana da lâmina foliar foram incluídas em glicol-metacrilato, cortadas em micrótomo rotativo com 7 μm de espessura, coradas com azul de toluidina e montadas entre lâmina e lamínula com resina sintética. Para a observação da superfície foliar e contagem de estômatos, tricomas e idioblastos, porções da lâmina foliar foram submetidas ao processo de diafanização e montados em resina sintética e dissociação de epiderme com montagem com gelatina glicerinada. A densidade dessas estruturas foi determinada em câmara clara. As imagens, correspondentes às seções transversais da lâmina foliar, foram obtidas através de um fotomicroscópio, com câmera filmadora, acoplado a um microcomputador. A área de cada tecido, assim como as medidas lineares e contagens, foram obtidas através do programa Image Pro-Plus.
RESULTADOS:
Dentre as características avaliadas, aumentaram com o sombreamento a área total da seção transversal da nervura (70,31%), % epiderme da face adaxial (21,84%) e % feixes vasculares (2,34%), enquanto houve diminuição de área total da seção transversal do limbo (-15,05%), % hipoderme (-12,9%), % parênquima paliçádico (-7,52%) e nº idioblastos (-43,53%) com o sombreamento. Tricomas e estômatos não apresentaram resposta linear em relação aos tratamentos.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que P. umbellata apresenta grande plasticidade foliar em resposta ao sombreamento.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: anatomia quantitativa; sombreamento; Piperaceae.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006