IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia

ASPECTOS HISTOLÓGICOS DAS GÔNADAS DE Cyphocharax gillii (CHARACIFORMES, CURIMATIDAE), COM ÊNFASE NA REPRODUÇÃO.

Vanessa Bellaver  1
Thaisa Clara Vismara 1
Priscila Gusmão Pompiani 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Coxim)
INTRODUÇÃO:

O conhecimento da biologia da reprodução, principalmente no que diz respeito ao tipo e época de desova tem sido uma preocupação constante dos pesquisadores da área. Estes estudos, geralmente efetuados através de análises de natureza macroscópica, tornam-se mais precisos quando incluem observações de natureza microscópicas, referentes ao processo de desenvolvimento das gônadas. Por isso, o objetivo deste trabalho é determinar o período reprodutivo, tipo de desova e observar as fases de desenvolvimento das células germinativas masculinas e femininas de Cyphocharax gillii.

METODOLOGIA:

Para isto, foram coletados indivíduos machos e fêmeas desta espécie, durante um período de 24 meses, em duas lagoas marginais do Rio Taquari, Coxim, MS. Foram utilizadas redes de espera de diferentes malhas (1,5 a 5,0 cm entre-nós adjacentes), durante um período de 12 horas. 147 indivíduos foram capturados, sendo 121 fêmeas e 26 machos. Os exemplares tiveram a cavidade celomática aberta, as gônadas expostas, observadas e classificadas em diferentes estádios de maturação, de acordo com o tamanho, coloração, vascularização, e no caso dos ovários, a vizualização dos ovócitos. Para a análise histológica, foi retirada uma porção da gônada, fixada em solução de Karnovsky e processada para inclusão em historesina. As lâminas foram coradas com Hematoxilina/Eosina.

RESULTADOS:

O período reprodutivo de Cyphocharax gillii ocorre entre os meses de setembro a março, apresentando desova total, sendo que a cada período apenas um lote de ovócitos é eliminado, com desenvolvimento ovocitário sincrônico em dois grupos, onde a cada período de reprodução evidenciaram-se dois lotes de ovócitos dentro dos ovários - ovócitos do estoque de reserva e ovócitos maduros. Durante o ciclo ovariano de Cyphocharax gillii, observou-se as células germinativas em distintas fases de desenvolvimento: ovogônias, ovócitos do estoque de reserva, pré-vitelogênicos, em vitelogênese, em maturação final. Os testículos mostraram um sistema anastomosado de túbulos seminíferos, cujo epitélio é formado pro células germinativas envoltas por células de Sertoli, formando cistos. As células germinativas apresentam quatro fases de desenvolvimento: espermatogônias, espermatócitos, espermátides e espermatozóides. No período reprodutivo, os cistos se rompem e os espermatozóides são liberados na luz dos túbulos seminíferos.   

CONCLUSÕES:

Cyphocharax gillii mostrou um período reprodutivo longo, de setembro a março, possivelmente relacionado a fatores ambientais e do local onde foi capturado. Apresentou desova total com desenvolvimento ovocitário sincrônico em dois grupos, observados nos cortes histológicos. A proporção entre machos e fêmeas foi bastante significativa em todo o período, com predominância de fêmeas.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: reprodução; Cyphocharax gillii; histologia das gônadas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006