IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 2. Banco de Dados
USO DE DISPOSITIVO PDA PARA COLETA DE DADOS: O ESTUDO DE CASO DO SISTEMA DE IPTU DA PREFEITURA DE RIO BRANCO-AC
Waister Silva Martins 1
Jugurta Lisboa Filho 1
(1. Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa / UFV)
INTRODUÇÃO:
Com a popularização e conseqüente redução dos preços dos chamados PDAs (Assistente Pessoal de Digitação) tornou-se atrativo o uso desses equipamentos para resolução de um grande número de problemas. Soluções estas muito mais práticas para o usuário final, pois esses dispositivos podem ser facilmente transportados podendo substituir os notebooks e computadores pessoais em um grande número de tarefas do cotidiano. A prefeitura municipal de Rio Branco-AC está recadastrando todos os imóveis da cidade a fim de construir um cadastro multifinalitário integrado às tecnologias de Sistema de Informação Geográfica e Aero-fotogrametria. O cadastramento dos imóveis foi realizado por meio de coleta de dados, utilizando um formulário em papel (Boletim de Cadastro Imobiliário – BCI) que posteriormente era digitado no escritório. Este procedimento resultou, por diversos motivos, em uma base de dados com muitos problemas de consistência. O objetivo deste trabalho de iniciação científica é o desenvolvimento de programas para identificar os problemas do cadastro multifinalitário da prefeitura de Rio Branco, sugerir correções e fornecer uma nova alternativa para entrada dos dados de forma a garantir que os novos dados estejam consistentes.
METODOLOGIA:
Inicialmente foi sugerida uma modelagem conceitual dos dados seguindo o modelo Entidade-Relacionamento (ER), desenvolvido com o apoio da ferramenta ERWIN. Nesta ferramenta é possível construir facilmente diagramas ER e é possível inclusive gerar esquema para diversos SGDBs existentes. Foi então desenvolvido um programa de críticas e conversão de dados. Para a construção do programa foi utilizado o ambiente Borland DELPHI 7. Em seguida foi desenvolvido o CUPUAÇU, um software para cadastramento de BCIs para PDA, em particular um Pocket PC, como é chamado um PDA com sistema operacional Windows CE. O software foi desenvolvido na linguagem C#, no ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual Studio .NET 2003.
RESULTADOS:
O novo esquema do banco de dados está sendo usado atualmente pela prefeitura de Rio Branco-AC e os dados antigos ainda estão sendo migrados para o novo esquema. Com a utilização do programa de críticas e conversão, apenas os dados dos BCIs que não apresentavam erros eram convertidos para o novo banco de dados e um relatório de erros era gerado. Assim foi possível corrigir a base de dados eliminando inconsistências e erros, os quais prejudicam a utilização da base de dados. O CUPUAÇU permite que usando apenas um PDA seja possível cadastrar e alterar os dados de BCIs, e posteriormente atualizar essas informações na base de dados no servidor.
CONCLUSÕES:
Atualmente a base de dados da prefeitura de Rio Branco-AC está praticamente sem erros e inconsistências. O CUPUAÇU possui uma interface simples que visa auxiliar a alteração e cadastro de BCIs. Estas alterações são feitas de formar a não gerar novas inconsistências e podem ser facilmente propagadas para o servidor.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Mobilidade; Padrões de Análise; Banco de Dados.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006